Hotel neogótico é dedicado à arte e ao design

As linhas neogóticas de um antigo prédio, onde ficava o arquivo histórico da cidade de Colônia, na Alemanha, desenham o luxuoso hotel The Qvest. Localizado em uma praça tranquila, próximo à Basílica de St. Gereon, o lugar combina o estilo arquitetônico do século XIX com uma bela coleção de mobiliário, fotografia e arte contemporânea.



A curadoria apurada foi orquestrada pelo proprietário Michael Kaune, que também dirige a revista Qvest, dedicada ao design e à cultura. Por isso, a mesma paixão pelos temas que ele expressa no papel pode ser vista nos ambientes do The Qvest, decorados, em grande parte, com a coleção pessoal de Kaune, que já visitou mais de 600 hotéis ao longo de sua carreira como diretor criativo, proprietário de uma galeria de fotografia e editor-chefe da revista. “Ofereceram-me esse edifício no bairro onde eu cresci e o resultado é um hotel para se sentir em casa e que, ao mesmo tempo, funciona como um showroom moderno na cidade”, conta.

Com um décor tão especial é normal que os desejos consumistas aflorem nos hóspedes. Além de ter uma hospedagem confortável, é possível fazer compras de itens para a casa, pois o lugar oferece uma boa coleção de móveis e objetos em uma loja que também funciona sob a curadoria do proprietário.

Considerado patrimônio histórico, o edifício foi restaurado e cada uma das 34 suítes ganhou um layout diferente e decoração exclusiva. Algumas delas possuem abóbadas e pé-direito de até seis metros de altura – a Salon Suite tem ainda um teto de madeira espetacular, com uma pintura medieval, datada de 1390. Em cada quarto há também uma pequena biblioteca de arte, design, moda e literatura no lugar de aparelhos de TV.

Na decoração, é possível encontrar clássicos do design, como Charles e Ray Eames, Arne Jacobsen, Le Corbusier e Mies van der Rohe. Os banheiros foram revestidos com azulejos de pequenas dimensões, que lembram os usados no metrô parisiense, e cada um deles ganhou acessórios elegantes, como a luminária de piso Grasshopper, de Greta Grossman. Apesar da arquitetura exuberante, os detalhes da ambientação foram pensados para que os hóspedes pudessem se sentir em casa, com o conforto que só o bom design pode oferecer.

Fonte: Casa Vogue