Prefeitura prestigia inauguração de Escadaria Silveira Martins e Casa Alles Fischer totalmente revitalizados

Nesta última quarta-feira – 08 de outubro – ocorreu a inauguração da Escadaria Silveira Martins e Casa Alles Fischer totalmente revitalizadas. UMA OBRA DE AMOR PELAS PESSOAS, PELA CIDADE E PELO MEIO AMBIENTE, este foi o ideal a ser alcançado com o projeto desenvolvido. Abaixo, leia na íntegra a matéria publicada no site oficial da Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo:

“Renovar um local público e preservar a tradição da história hamburguense. Tudo isso pôde ser conferido na noite de quinta-feira, 8 de outubro, na visita guiada promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SMDU), à Escadaria Silveira Martins e à Casa Alles (Fischer), localizadas no Centro. Para o secretário de Desenvolvimento Urbano, Moisés Medeiros, a finalidade é mostrar que o Poder Público junto da iniciativa privada podem contribuir para a paisagem da cidade de Novo Hamburgo. “Os hamburguenses precisam de locais como esse, que servem para promover o encontro entre as pessoas. Aliada a essa revitalização, a segurança melhorou para quem frequenta ou transita pelo local”, afirmou o secretário.

Tanto a Escadaria Silveira Martins como a Casa Alles foram revitalizadas pela empresa Athivabrasil, por meio de um projeto de compensação, situação em que a empresa constrói um prédio e de acordo com o impacto que essa nova obra traz para a cidade, a Prefeitura sugere alguma melhoria pública. Para a coordenadora de marketing da empresa, Laci Todeschini, o objetivo foi presentear Novo Hamburgo com essas duas construções. “A conclusão desse projeto foi uma obra de amor para as pessoas e para a cidade, que agora poderão usufruir de dois belíssimos espaços”, frisou Laci.Residencial Piazza San Marco

Os dois ambientes foram projetados pelo arquiteto hamburguense Rafael Spindler. A escadaria, que foi totalmente remodelada, inclui a adição de dois espelhos d’água, chafariz, novas árvores, câmeras de vigilância, deck contemplativo de madeira, bancos, reforço da iluminação e novo paisagismo. Já a Casa, vai ser utilizada como salão de festas pelos condôminos do Residencial Piazza San Marco, construído em março pela Athivabrasil. “Na escadaria melhoramos a distribuição do espaço topográfico, construindo a escada de uma maneira escalonada, além de construir ambientes que contemplassem todas as idades. Enquanto que na Casa Alles, procuramos manter o máximo da planta original, para que ela não perdesse a sua identidade”, explicou o arquiteto. A construção da casa data de 1924, projetada pelo arquiteto Joseph Franz Seraph Lutzemberger.

Voltando a um lugar nostálgico

Para o síndico e um dos primeiros moradores do prédio, Marcelo Clark Alves, morar em um lugar onde o salão de festas foi a casa de um amigo de infância, é um tanto quanto nostálgico. “Comprei o apartamento quando soube que teria a Casa Alles junto. Quando pequeno brincava aqui com amigos e colegas. Além do mais, a atitude de manter esse lugar é valorizar a história de muitas pessoas”, enalteceu Marcelo.”