Martin Behrend destaca em seu blog restauração de Escadaria e Casa Alles/Fischer

Dentre as divulgações que tivemos referente a revitalização da Escadaria Silveira Martins e Casa Alles/Fischer, contamos com uma matéria no Blog de Martin Behrend. Veja na íntegra:

Um espaço público de Novo Hamburgo que estava degradado, semiabandonado e tinha histórico de ser ponto para consumo de drogas foi definitivamente recuperado. A escadaria da Rua Silveira Martins, que liga as ruas Joaquim Nabuco e Heller, passou por um processo de revitalização e assume o protagonismo de ser um novo espaço de convívio dos hamburguenses na região central. A recuperação foi feita pela empresa Athivabrasil por meio de projeto de compensação a partir da indicação da Prefeitura para alguma melhoria pública. A Athivabrasil construiu o Residencial Piazza San Marco, ao lado da escadaria, onde também preservou uma histórica residência de família hamburguense, a Casa Alles.

Tanto a recuperação da escadaria como da Casa Alles levam a assinatura do arquiteto hamburguense Rafael Spindler. A escadaria, que foi totalmente remodelada, recebeu dois espelhos d’água, chafariz, novas árvores, câmeras de vigilância, deck contemplativo de madeira, bancos, reforço da iluminação e novo paisagismo. “Na escadaria melhoramos a distribuição do espaço topográfico, construindo a escada de uma maneira escalonada, além de construir ambientes que contemplassem todas as idades. Enquanto que na Casa Alles, procuramos manter o máximo da planta original, para que ela não perdesse a sua identidade”, explicou o arquiteto. A construção da casa data de 1924, projetada pelo arquiteto Joseph Franz Seraph Lutzemberger.

Os dois espaços foram apresentados a representantes da comunidade hamburguense em visita guiada promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SMDU). Para o secretário de Desenvolvimento Urbano, Moisés Medeiros, a finalidade é mostrar que o Poder Público junto da iniciativa privada podem contribuir para a paisagem de Novo Hamburgo. “Os hamburguenses precisam de locais como esse, que servem para promover o encontro entre as pessoas. Aliada a essa revitalização, a segurança melhorou para quem frequenta ou transita pelo local”, afirmou o secretário.

PS: Conforme a lei municipal 975 de 2003, com projeto de autoria do vereador Raul Cassel (PMDB), o espaço recebeu o nome de Escadaria João Alfredo Kalfelz.”