Centro De Ensino Ecológico Ajuda Na Formação De Crianças Conscientes

Inspirado na forma de uma Raia Manta, o Centro de Ensino e Atividades para Crianças na Tailândia utilizou em sua construção as técnicas de amarração em bambu para se tornar um ícone da arquitetura ecológica.

Localizado na cidade de Koh Kood, uma ilha no Golfo da Tailândia, o centro educacional conta com diversas áreas para atividades voltadas para a difusão da consciência ecológica. Ao visitar o local, as crianças tailandesas podem fazer uma gama de atividades para entretenimento e estudo como assistir a sessões de cinema, peças de teatro, aulas de permacultura e tradições locais, aulas de arte, aulas de música, palestras e ler na biblioteca. Todas essas atividades voltadas para um aprendizado que visa o respeito ao planeta e as futuras gerações.

Construído em uma área de encosta próxima ao mar, o projeto da “Manta-ray (Raia Manta)” teve que se adaptar aos níveis do solo acidentado e tirar proveito das adversidades para utilizá-las a seu favor. A estrutura é feita de bambu, material abundante na natureza e considerado um dos mais sustentáveis, e em seu interior foram utilizados elementos feitos de madeira local e vime compondo o efeito natural do lugar.

Além do material ecologicamente correto utilizado na estrutura, o projeto foi concebido adotando estratégias bioclimáticas. Os telhados com vigas de até 8 metros funcionam como um grande guarda-chuva e servem como elementos de sombreamento contribuindo para a melhoria do conforto térmico em meio a região de clima tropical úmido. Além disso, seu design aberto e piso elevado favorecem a ventilação cruzada e a entrada de luz natural deixando o interior agradável sem a utilização de equipamentos elétricos e reduzindo os gastos com consumo de energia.

Fonte: Arquitetura Sustentável