Banheiros sustentáveis: 9 projetos que brilharam em mostras de decoração

O tema da sustentabilidade foi bastante recorrente na criação dos banheiros das mostras de decoração. Os arquitetos e decoradores abusaram de materiais como madeira de reflorestamento e pisos ecologicamente corretos. As torneiras e válvulas de descarga ecológicas (que gastam menos água) também foram verdadeiras vedetes, assim como a utilização de leads na iluminação. Nas formas, a grande tendência foram as linhas retas, tanto nas bancadas quando nas cubas e louças. No quesito cores, o preto tomou conta de vários banheiros: grande parte dos profissionais garante que ele voltou com tudo para a decoração. Mas banheiros com cores mais sóbrias ou mais alegres também marcaram presença. Como revestimento, os mais usados foram os clássicos: porcelanato e pastilha. Mas vários profissionais optaram por materiais inusitados, como adesivos de vinil com impermeabilização de verniz e vidro com estampas coloridas. (Fonte: Casa.abril)

Confira abaixo todos os banheiros apresentados em mostras de decoração e inspire-se para sua próxima reforma.

A peça mais bacana é a banqueta estofada, forrada com chita da Cinerama, que antes era uma mesa de centro, adquirida num brechó.

No Banheiro Público Feminino, as cabines foram isoladas com paredes de vidro da Vidrotil e as cubas deram lugar para tinas de madeira da Roca.

A parede do lavatório é revestida de porcelanato chocolate e a que dá acesso aos sanitários recebeu papel de parede aveludado. O composê dele foi recortado e colado para adornar o espelho.

Nos revestimentos, o branco predomina, polido ou texturizado, puro ou combinado a prata ou dourado. A faixa preta que atravessa parede e teto usa o contraste como forma de evidenciar os tons claros do papel de parede e as arandelas de cristal. No lavatório, bancada de demolição sobre móvel de laca.

Como referência, usou as madras do tartan escocês. Ao fundo, sobre a base com back light, um adesivo reproduz uma moldura de estilo retrô bem contrastante com a moderna poltrona.

Um dos destaque do ambiente é o mosaico formado por minúsculas partículas de mármore. Pedras, espelhos e madeira fazem o contraste em todo o espaço.

Para revestir o piso do Banheiro, a arquiteta utilizou porcelanado NeoStone que imita couro.