Equilíbrio: a cozinha também é lugar para o Feng Shui

Festas e celebrações em casa são cada vez mais frequentes nos dias de hoje. Além de “estar na moda”, o ato de cozinhar também representa uma ótima oportunidade de reunir as pessoas que gostamos. Além disso, inúmeros são os livros, cursos e programas de TV que acabam por facilitar a aproximação e a integração entre os amigos, família, casais e até mesmo crianças no lugar que é considerado o mais sagrado da casa: a cozinha.
Seguindo os conhecimentos da arte milenar chinesa do Feng Shui, é justamente nesse ambiente que ocorre a transformação dos alimentos e da energia vital conhecido como ‘chi’. Isso acontece graças à elaboração das refeições que nutrem o nosso organismo e alimentam a nossa alma. Por este motivo, a cozinha é considerada o coração do lar, onde a vida flui. Para harmonizar e energizar ainda mais esse ambiente nada melhor do que seguir algumas dicas para Viver Bem Agora. Confira:

Organização: Procure manter sua cozinha em ordem. No Feng Shui, os armários simbolizam a organização das finanças. Lembre-se de se certificar que todos os eletrodomésticos estejam funcionando perfeitamente: estes objetos sem uso – quebrados ou parados – representam energia estagnada. Por isso, conserte rapidamente o que estiver quebrado e livre-se do que não tiver mais uso.

Decoração: Opte por uma boa iluminação e decoração alegre. A dica é rechear o ambiente com flores, frutas, temperos e potes com alimentos. Além de um visual super interessante, eles decoram e ativam a energia da fartura. Vale também deixar à mostra utensílios que sejam bonitos, pois estes elevam as vibrações e inspiram os cozinheiros!
Elemento fogo: O Feng Shui trabalha com o equilíbrio entre os 4 elementos: Fogo, Água, Terra e Ar. Como na cozinha a predominância é do elemento Fogo – que tem relação com a energia das finanças – sempre que possível cuide você mesmo desse cantinho, cozinhando ou organizando. Lembre-se que é por meio da alimentação que seu corpo consegue se sustentar e ter energia física.

Cores: Prefira a cor branca. Tons pasteis e cores claras também são indicadas. Cores fortes e detalhes coloridos são bons, mas o ambiente deve se manter claro. Evite o preto – cor que simboliza a água – pois entrará em conflito com o principal elemento da cozinha, que como explicamos anteriormente, é o Fogo. Já o vermelho dever ser usado com cuidado para não causar um excesso desse elemento.