Lugares públicos e a cidade contemporânea

A cidade contemporânea é uma realidade extremamente complexa e diversa, onde sua paisagem nada mais é do que o resultado da combinação de uma série de elementos urbanos e naturais, com o intuito de que juntos conformem um território de qualidade, coerente e funcional (ao menos teoricamente).

Vertebrar esta realidade é um dos principais objetivos de qualquer ação pública que se projete nela, e isto somente é possível através do espaço público. Definido este princípio básico, as intervenções sobre a cidade devem considerar a superação do velho debate entre centro e periferia, de modo a estabelecer uma aceitável qualidade urbana em cada uma das partes da metrópole, além de apostar por um crescimento urbano sustentável, para o qual é necessário que haja um espaço público suficiente e de qualidade.

Porém, antes de tudo, qualquer espaço público deve ser concebido a partir de uma idéia global extremamente clara, para que as partes menores sejam organizadas a partir de um conceito formal que as ordene de forma qualificada. Isto significa, que inicialmente devemos integrar de maneira coerente seus acessos, caminhos, áreas pavimentadas e zonas plantadas, rampas, escadas, etc, para depois pensarmos nos detalhes mais específicos.

A praça abaixo foi construída na cidade de Badalona na Espanha e é projeto do arquiteto Carles Llinàs. Resultado de um CONCURSO PÚBLICO, como ocorre na maioria das ações públicas dos países inteligentes, esta proposta ilustra de forma esplendida como se estabelece um espaço público de qualidade através de ações simples, porém inteligentes.

Através de uma série de caminhos que se combinam de um modo extremamente elementar, formando uma espécie de malha ou retícula, é possível compor de maneira satisfatória áreas pavimentadas com superfícies verdes, estabelecendo um total equilíbrio entre os espaços. Isto faz com que o resultado do projeto seja determinado pela composição das suas partes, fazendo com que cada detalhe seja fundamental para o sucesso do espaço.

A simples ordem estabelecida pelos elementos deste projeto é suficientemente clara para que a praça resulte numa ferramenta fundamental para o conjunto urbano da cidade. Creio que este seja o caminho para que tenhamos espaços públicos pertinentes e de qualidade.


Autor: Rafael Spindler
O Arquiteto Rafael Spindler também é responsável pelo projeto racional, que incorpora alta tecnologia visando a sustentabilidade, o Residencial Piazza San Marco que estabelece um novo conceito de morar, onde, entre tantas outras coisas, a integração entre o passado e o presente determinam um ambiente inspirador.