Círculo Monocromático – como usar

A escolha correta das cores é fundamental para deixar um ambiente bonito e harmônico. É importante prestar atenção nas tonalidades escolhidas para não transformar o local em algo “brega” ou “exagerado”.

 

Para acertar nos tons das paredes, móveis e acessórios, o Círculo Monocromático é um recurso que pode contribuir para você e a harmonia da sua casa.

Você sabe como usar o Círculo Monocromático?

O Círculo Monocromático é dividido entre as cores primárias (vermelho, azul e amarelo), as cores secundárias (são aquelas cores obtidas da mistura de duas cores primárias, ex: laranja, roxo, verde) e as cores terciárias (aquelas obtidas da mistura de uma cor primária e uma cor secundária, ex: verde-limão, azul-turquesa).

A partir destas cores, existem três maneiras simples de trabalhar na decoração com elas:

  • Monocromático: Utiliza as diferentes tonalidades da mesma cor.monochrome-decoration-yellow
  • Análogas: São cores que estão entre as primárias, pertencendo a mesma família.

analogue-color-combination

  • Complementares: No Círculo elas aparecem de lados opostos. Isso não quer dizer que não combinem, mas que devem ser usadas com cuidado. É o caso das cores vermelho e verde.

complementary-color-combination

 

Na hora de decorar é preciso usar a imaginação para que os ambientes tenham a sua cara. Ah, e claro, usar o Círculo Monocromático para que as cores se “encaixem” e deixem cada cantinho de casa aconchegante para você desfruta-lo!