Iniciam os trabalhos fortes no Chronos Residencial

Máquinas gigantescas invadem o terreno de um dos primeiros empreendimentos do país, senão “o primeiro”, uma vez que  o Chronos se inscreveu antes da lei ser aprovada e estar em exigência legal, para ser classificado na categoria SUPERIOR (nada menos do que isso) dentro das Normas de Desempenho da Construção Civil, com o aval a partir de avaliação e desenvolvimento de sistemas construtivos com foco no desempenho em todos os processos, pelo ITT – PerformanceInstituto Tecnológico em Desempenho e Construção Civil da Unisinos.

Bonito de ver e saber que estamos presenciando uma construção extraordinária e com qualidades tão importantes.

Conhecendo um pouco do que temos pela frente estando com a obra vinculada ao ITT Performance – Unisinos.
“Em julho de 2013, entrou em exigência o atendimento aos requisitos da Norma de Desempenho (ABNT NBR 15.575:2013), para edificações residenciais. A principal característica é sua concepção com base no conceito de desempenho, ou seja, quais as propriedades que um edifício ou sistema deve apresentar quando em utilização – comportamento de uso – e não só com a forma com a qual foi construído.

O Sinduscon-NH, preocupado em atender aos quesitos da norma, firmou convênio em 2012 com o Instituto Tecnológico de Desempenho – ITT Performance, da Unisinos, para implementação da Norma de Desempenho de Edificações em Novo Hamburgo, nas empresas que aderiram ao projeto.

O objetivo é o de elaborar, planejar e executar ações para a implementação dos requisitos de desempenho estipulados pela norma, envolvendo toda a cadeia de fornecedores da construção civil – construtor, projetista, responsáveis técnicos e fornecedores de um modo geral.

O projeto prevê as seguintes etapas:

  1. Diagnóstico da situação atual – processo de projeto, técnicas e sistemas construtivos utilizados, materiais empregados, orçamentação, avaliação pós ocupação, Manual de Uso, Operação e Manutenção;
  2. Modelagem deste processo e identificação das ações a serem realizadas para implementar a norma de desempenho;
  3. Ensaios em protótipos no local de aplicação;
  4. Simulações em programas computacionais dos sistemas;
  5. Discussão com os envolvidos e definição dos sistemas a serem implantados;
  6. Ensaios em sistemas reais, a partir da implantação do Centro de Referência em Avaliação de Desempenho para Sistemas Construtivos – Unisinos;
  7. Estabelecer a relação com o BIM;
  8. Acompanhamento e organização da implantação nas empresas envolvidas das modificações.

Estruturação de Ensaios

Os ensaios já estão sendo realizados, através da construção e desconstrução de protótipos, na Unisinos.

Os requisitos avaliados são: desempenho estrutural, segurança no uso e na operação, estanqueidade, desempenho térmico, desempenho acústico, lumínico, durabilidade e manutenibilidade, saúde, higiene e qualidade do ar, funcionalidade e acessibilidade, conforto tátil, antropodinâmico e adequação ambiental.

Já encontram-se finalizadas as seguintes atividades e produtos do programa:

  • Check list do projeto: conjunto de planilhas para auxiliar a incorporadora / construtora a contratar e exigir dos projetistas todos os aspectos que devem estar conformes para que os projetos atendam a Norma de Desempenho;
  • Projeto de fachadas: projeto padrão com as especificações mínimas de um projeto de fachada, aumentando a segurança e vida útil do sistema.

Em fase de execução, estão:

  • Projeto de impermeabilização: projeto padrão com as especificações mínimas de um projeto de impermeabilização, aumentando a segurança e vida útil do sistema;
  • Protótipos: estarão prontos no mês de junho e os ensaios serão realizados ao longo do ano.

Manual de Uso, Operação e Manutenção

Outra atividade que encontra-se em execução, já sendo finalizada, é a elaboração do Manual de Uso, Operação e Manutenção, que deverá ser entregue ao condômino e ao síndico, de todos os empreendimentos, de modo que tenham conhecimento de como usar, operar e manter o imóvel adquirido, para que o desempenho proposto e entregue pela construtora seja mantido por mais tempo, aumentando a vida útil da edificação e a segurança dos usuários.

Este Manual servirá a todos os envolvidos no processo de construção, venda e compra do imóvel, fornecendo as informações técnicas e modo de uso de todos os elementos que compõe o imóvel, como também, as garantias específicas para cada situação.

O Sinduscon-NH está investindo nesta ação porque acredita que a construção civil dará um salto em qualidade, a partir do envolvimento de toda a cadeia produtiva, passando a oferecer um produto com especificações técnicas adequadas a cada cliente, diferenciando e valorizando as empresas que respeitam e seguem as normas.
Diretrizes para o mercado atual

A implantação da norma trará um avanço de qualidade não somente no produto final, mas nas relações do mercado. As incorporadoras/construtoras passarão a definir os produtos e as suas premissas de projeto segundo requisitos técnicos e critérios de norma. Os projetistas terão que conhecer, atender e demonstrar que aplicaram os requisitos, critérios e características para a edificação proposta. Os fabricantes terão que demonstrar as características de seus produtos e comprová-las, mediante testes, certificados, controles de qualidade.

As construtoras precisarão caracterizar suas soluções construtivas e ter procedimentos de controle de qualificação de fornecedores. Terão também que orientar os clientes/usuários finais, através de Manual de Uso, Operação e Manutenção. Os usuários, por sua vez, precisarão seguir as prescrições estabelecidas no Manual de Uso, Operação e Manutenção.

Pela Unisinos, acompanham esta ação o professor Dr. Bernardo Tutikian, coordenador do Curso de Engenharia Civil, o mestrando eng. Civil Roberto Christ e alunos da graduação do curso.

Pelo Sinduscon-NH, o projeto é coordenado pela Diretora Técnica, arquiteta Anelise Gehlen Luvizon.”
(texto: Instituto Tecnológico de Desempenho – ITT Performance, da Unisinos)