Cristina Mentz com feltro e magias

Numa visita a uma nova feira na cidade de Novo Hamburgo, a Feira Itinerante dos Artesãos de Hamburgo Velho, criada para revitalizar o bairro histórico da cidade, encontro uma queridíssima amiga, professora de artes, que coordenou projetos  de extrema importância para o ensino das artes nas escolas do Rio Grande do Sul, no período em que também lecionava na Faculdade de Artes onde eu era diretora – Cristina Mentz. Como se aposentou, procurou algo a fazer para manter-se ocupada com algo interessante. Ao acaso, foi fazer um curso que achou ser interessante e deparou-se com uma técnica muito antiga, mas pouco conhecida e pouco usada, pois exige uma super habilidade…

Com lã virgem cardada e colorida, água e sabão, paciência, imaginação e criatividade, podem ser criados sapatos e sapatinhos para todos os gostos, em todas as cores e diferentes feitios.

Também é possível criar BONECAS, FADAS, ANJOS, ou outras figuras humanas com a técnica de needle felting (feltragem com agulha), que podem posteriormente fazer parte de mobiles, decoração, quadros, e muitas outras finalidades… Mas principalmente para povoar a vida com muita MAGIA e FANTASIA!

Assim, com a máxima habilidade e conhecimento em arte e muito mais, Cristina Mentz, desenvolveu linhas de sapatinhos infantis que contam histórias, onde o pé direito e o esquerdo se complementam em uma “aventura mitológica” ou outra qualquer, o limite é apenas o da sua imaginação…
Afinal as Fadas e os Anjos Existem e materializam-se nas peças da “Ovelã” através da criatividade de Cristina!

Cristina faz algumas “ovelhinhas” para outros usos, além de caixas especiais…

Que tal um colar e/ou broche??

Parabéns Cristina por canalizar, sua habilidade, talento e magia dentro de algo assim tão especial. Fiquei extremamente feliz em encontrá-la e com isso a oportunidade de conhecer ao vivo peças tão ricas e lindas.
________________________________________

Sobre o material e os produtos:
Feltro é provavelmente uma das mais antigas artes e ofícios do mundo, e ao mesmo tempo atualizado até aos nossos tempos modernos. Porque a lã sendo uma fibra natural e tratada de uma forma ecológica, resulta num produto de qualidade e de longa duração, mantendo a sua melhor temperatura, sendo benéfico para a sua circulação e protegendo a sua pele.

A base para se fazer feltro é lã limpa e penteada, água quente e sabão. A lã é colocada em camadas, sendo molhada com água quente e sabão, depois é prensada, esfregada, enrolada e moldada até chegar ao tamanho e consistência desejada.

O processo necessita de muito tempo e um trabalho intensivo, para resultar num tecido forte e durável.

  • Feltro é isolamento – Mantém-se quente no Inverno e protege do calor no Verão.
  • Feltro é resistente a água –Pode usar o mesmo com chuva e/ou neve e não vai ficar molhado/a, porque repele os líquidos. A água desliza sobre a superfície do tecido. Mesmo que a sua peça em feltro eventualmente fique molhada, mantém sempre a sua temperatura e o seu corpo quente. A lã tem a capacidade de armazenar humidade até 35% do seu peso, sem termos a sensação de estarmos molhados. Em relação à umidade na lã, esta pode absorver, manter e repelir a mesma.
  • Feltro é anti-estático – A lã tem muito pouco tendência a recolher eletricidade estática, porque naturalmente absorve umidade do ar, e isto é porque …
  • …Feltro é resistente à sujidade – Devido a estas habilidades, a lã não atrai sujidade vinda do ar, e porque a sua estrutura tão fechada, evita a sujidade de entrar dentro do tecido.
  • Feltro é durável – As fibras da lã têm o poder de alargar, encolher e recuperar antes de se partir. O resultado é um tecido extremamente robusto e durável, que irá durar sem perder a sua forma.
  • Feltro é flexível – O feltro pode ser feito e moldado de variadas maneiras. No feltro é utilizado lãs de finas qualidades para chapéus, vestuário e acessórios. Da mesma maneira é utilizado lãs de grossas qualidades para carpetes, botas ou sacos/bolsas grandes.
  • Feltro é quase não inflamável – O feltro pode ser utilizado perfeitamente como capa ou revestimento de qualquer objeto de iluminação. Tendo a capacidade de armazenar umidade, a lã é difícil de se incendiar, e para tal tem que chegar aos 560˚C, e retirando a fonte de chamas de fogo, apaga-se imediatamente. Pode mesmo suportar temperaturas até 110˚C sem sofrer quaisquer danos (queimadura).