O som da natureza, por Rafael Spindler

Recebi um interessante e-mail com um projeto surpreendente. Vale a pena conferir!
Este é um projeto urbano executado na cidade de Zadar, na Croácia e faz parte de um complexo sistema de reurbanização da costa desta cidade. Situado na costa de Zadar, uma cidade da Croácia, encontramos o Órgão do Mar. Este projeto é composto por um sistema de degraus cravados em rochas que têm no interior um interessante sistema de tubos que,  quando empurradas pelos movimentos do mar, forçam o ar e, dependendo do tamanho e velocidade da onda, criam notas musicais, sons aleatórios.



Criado em 2005 ganhou o prémio europeu para espaços públicos (European Prize for Urban Public Space). O Órgão do Mar recebe turistas de várias partes do mundo, que vêm escutar uma música original que dá muita paz. O lugar também é conhecido por oferecer um belo pôr-do-sol, o que agrada ainda mais às pessoas que visitam a localidade. Zadar é uma bela cidade do litoral da Croácia e foi duramente castigada durante a 2ª Guerra Mundial. A criação do Órgão é também uma iniciativa para devolver um pouco do que o lugar perdeu com tanta destruição e sofrimento.

É interessante observar a estrutura interna das ‘escadas’. O detalhe das cordas e notas musicais, que somadas à energia das ondas, criam sons. As lacunas no concreto servem para o Órgão ‘respirar’ e também para levar os sons criados nos tubos. Um belo projeto, onde poucos elementos adquirem um máximo efeito.

Para ouví-lo, clique aqui: