Projeto faz jantar colaborativo com alimentos prestes a estragar

O desperdício de alimentos é um problema urgente e global. De acordo com dados da ONU, pelo menos um terço de toda a comida produzida no mundo acaba na lata de lixo. Ao mesmo tempo, cerca de 800 milhões de pessoas passam fome diariamente, conforme informou a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

O descarte excessivo de comida é algo que deve ser combatido em colaboração com toda a sociedade. Por isso, as pequenas ações, como não deixar um ingrediente em perfeito estado estragar na geladeira, podem gerar impactos muito positivos. Essa é a proposta do “Youth Food Movement” (“Movimento Jovem Pela Comida” – YFM, na sigla em inglês), na Austrália, que organiza jantares colaborativos apenas com sobras de alimentos.

jantar-colaborativo-desperdicio-alimentos                                                                           Créditos: Reprodução/Facebook

Nos encontros, cada participante leva um item que estava prestes a estragar em sua geladeira ou no armário. Com isso, o grupo prepara um banquete e ainda economiza uma boa quantidade de dinheiro que também ia para o lixo.

A ideia do movimento surgiu a partir de workshops ministrados pelos idealizadores, que discutiam caminhos para reverter a situação atual de desperdício. Nas aulas, ao invés de cada pessoa levar um prato de comida, o grupo passou a pedir que os participantes levassem algum ingrediente que estivesse perto do prazo de validade.

Com o foco nos jovens, a proposta do YFM é que, juntos, todos atuem para preparar uma deliciosa refeição e ainda combater o descarte de alimentos.