Alimentos que ajudam na formação de colágeno

Apesar de não serem fontes de colágeno propriamente dito, os vegetais são fontes de proteínas que contribuem para a formação dessa substância no organismo. Para uma dieta boa para as articulações, inclua no cardápio com frequência soja, feijão, lentilha e grão de bico, entre outros.

O colágeno também pode ser adquirido em forma de suplemento nutricional, em cápsulas ou em pó, encontrados em lojas de produtos naturais, farmácias ou drogarias. Antes de consumi-los, no entanto, é preciso consultar um médico. “É importante sempre procurar um especialista para avaliar suas necessidades nutricionais”, frisa a nutricionista Nádia Lucila Rocha Brito.

As principais fontes do colágeno, essencial para a saúde das articulações, são as proteínas de origem animal, como carnes vermelhas, frango, peixes e ovos. A recomendação de consumo diário para adultos, de acordo com os sistemas americanos RDA (Recommended Dietary Allowance) e DRI (Dietary Reference Intakes), dos EUA, é de 80 gramas de proteína por quilo de peso, segundo Nádia, nutricionista clínica e esportiva do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Para estimular a produção do colágeno pelo organismo, a dica é aumentar o consumo de alimentos ricos em vitamina C, que ajuda na síntes do colágeno pelo organismo. Entre eles estão as frutas como acerola, caju, limão, abacaxi, kiwi, morango e pêssego.

Outros alimentos que devem estar presentes com frequência na dieta de quem quer fugir de problemas nas articulações são as folhas verde escuro, pois elas ajudam a melhorar a produção do colágeno pelo organismo. Para que o colágeno possa ser sintetizado pelo organismo é importante consumir alimentos que contenham vitamina E, selênio e zinco, como avelãs, amêndoas e castanhas, fala a nutricionista Nádia. (Fonte: guiaviverbem)

alimentos-que-ajudam-na-formação-de-colágeno