10 dicas fundamentais antes de escolher um imóvel novo

1 – QUEM PODE ME ASSESSORAR NA COMPRA DE UM IMÓVEL?

Procure um corretor de imóveis experiente, que conheça profundamente a localidade onde você deseja morar. Ele deve entender suas necessidades e de sua família e lhe oferecer as melhores opções de compra. Ele deve lhe revelar as características dos imóveis disponíveis e lhe falar sobre os seus direitos , obrigações e comprometimentos a partir da aquisição.

2 – HÁ DIFERENÇAS ENTRE IMÓVEIS “SEMELHANTES”?

Visitar os imóveis é sempre a melhor maneira de enxergar as diferenteças. Mais que isso, é importante avaliar se as construções obedecem os melhores padrões de qualidade.

O corretor de sua escolha, deve indicar como os diferentes prédios foram construídos, durante as visitas, os materiais neles empregados e suas características de desempenho. Mesmo em prédios novos as novas fformas de construir implicam em resultados totalmente diferentes.

3 – POSSO PAGAR PELO IMÓVEL QUE ESCOLHI?

É sempre melhor pagar à vista, mas isto nem sempre é possível. Então, se você pretende financi toda ou parte da compra, busque uma simulação de empréstimo junto aos bancos de sua preferência. Ela se chama crédit pré-aprovado. Muitos bancos fazem isso para você. Trata-se de uma forma simples de saber quanto de sua renda ficará comprometida com as parcelas.

Estabelecido isto, faça um teste: reserve o dinheiro que pretende usar para pagar o empréstimo todos os meses. Caso você perceba que o orçamento esteja muito apertado, isso significa que é preciso financiar um valor menor, ou ampliar o prazo de pagamento (se já não estiver usando o limite), para reduzir o valor das prestações.

4 – A CONSTRUÇÃO GERA ENERGIA AUTOSSUSTENTÁVEL?

Um prédio moderno tem soluções para o aproveitamento da água com a instalação de um reservatório de água quente, aquecido através de tubos coletores de energia solar. Esta água passa a ser distribuída, assim como a água fria, através de redes com medições individualizadas por apartamento, dispensando o uso de aquecedores individuais.

5 – A CONSTRUÇÃO TEM ISOLAMENTO TÉRMICO, ACÚSTICO E CUIDA PARA TER A MELHOR QUALIDADE DO AR?

Para que se possa desfrutar o melhor bem-estar em um imóvel, as construções devem adotar as melhores tecnologias, tais como vidros duplos, que oferecem isolamento acústico e térmico, diminuindo sensivelmente a entrada de ruídos incômodos e mantendo a temperatura interna sempre agradável e, consequentemente, diminuindo consideravelmente o consumo de energia.

Também a qualidade da construção deve garantir isolamento acústico entre as unidades habitacionais para que não conviver com as rotinas dos vizinhos. Em outra esfera, os revestimentos, acabamentos e pintura dos prédios devem contar com novos materiais que suportam as variações ambientais de modo a liberar o menor número possível de partículas e controlar a umidade, garantindo a melhor higiene e saúde dos moradores.

6 – O PRÉDIO PREVÊ TRATAMENTO E APROVEITAMENTO DA ÁGUA?

Hoje, as melhores construções possuem tratamento de efluentes com reuso de água. Isto significa que toda a água utilizada pelos moradores é tratada, podendo ser reaproveitada para os sanitários dos prédios e para as torneiras do jardim e promovendo uma economia de até 30% da água normalmente consumida nestas áreas, o que irá refletir em uma taxa de condomínio sensivelmente menor.

7 – A CONSTRUÇÃO POSSUI A MELHOR RESISTÊNCIA AO FOGO E DURABILIDADE?

A qualidade da construção precisa contar com novos materiais que dificultem ao máximo a propagação do fogo e a produção de fumaças tóxicas e espessas que dificultem tanto a respiração como a visão. Ao mesmo tempo, necessitam ser edificados para durar e diminuir o ciclo de reformas, utilizando uma mão-de-obra extremamente qualificada.

8 – AS ÁREAS COMUNS  DOS PRÉDIOS SERÃO ENTREGUES MOBILIADAS E EQUIPADAS?

Nada mais desagradável do que participar da primeira reunião de condomínio e constatar que haverá grandes gastos adicionais para mobiliar e equipar as áreas comuns: hall, salão de festas, áreas externas, jardins, piscina, etc. Procure optar pro empreendimentos que entreguem as obras com tudo pronto para morar sem custos adicionais e “chamadas extras de condomínio” para isso.

9 – QUANTO VOU PAGAR DE CONDOMÍNIO?

Quanto menos tecnologia é utilizada na construção, maiores serão as despesas de consumo das áreas comuns e de manutenção dos prédios. Assim como a quantidade de equipamentos que você precisará instalar por sua conta. É muito importante se certificar de que houve preocupação em criar mecanismos de economia para todos e ainda o emprego de materiais e equipamentos de fácil manutenção.

10 – OS PRÉDIOS SERÃO ENTREGUES NOS PERÍODOS PREVISTOS?

É importante saber o histórico de pontualidade de entrega das obras das construtoras responsáveis pelos empreendimentos. Você planejou tudo para se mudar, o tempo passa e próximo a data de entrega lhe comunicam que a obra está atrasada e será apenas entregue no longo prazo. Nada mais decepcionante e, muitas vezes, financeiramente preocupante do que ter sua mudança adiada por entregas postergadas e prazos não cumpridos.

AGORA, VOCÊ TEM MAIS 10 MOTIVOS PARA CONHECER OS EMPREENDIMENTOS ATHIVABRASIL:

ALLEGRO RESIDENCIAL – WWW.ALLEGRORESIDENCIALNH.COM.BR

CHRONOS RESIDENCIAL – WWW.CHRONOSRESIDENCIAL.COM.BR

ALTOS HORIZONTES – WWW.ALTOSHORIZONTES.COM.BR