Café e Exercício Físico

O café é um elemento presente na nossa cultura e no cotidiano do brasileiro. Quem gosta, toma por prazer. Outros, por simples costume. Há quem veja, nas propriedades da bebida, aliados perfeitos na reposição energética diária. Mas como fica a conciliação de café e atividade física?

Quando utilizado antes do exercício, o café funciona como um bom estímulo, entretanto, ele também é capaz de afetar os seus músculos tanto quanto os exercícios que você pratica. Isso acontece porque o café aumenta a produção de energia pelo seu músculo enquanto inibe o mecanismo que aumenta a sua síntese proteica (inibe a enzima mTOR). A cafeína estimula o sistema nervoso central e provoca efeitos de relaxamento no corpo. Este bloqueio faz com que o organismo liberte adrenalina. É desta maneira que o café atua no corpo humano. Com esta libertação de adrenalina o ritmo cardíaco aumenta, as suas pupilas dilatam, os músculos ficam mais tensos e a glicose é libertada para o sangue o que nos dá energia extra

É interessante observar que o exercício inibe e ativa a enzima ao mesmo tempo. Quando ingerimos o café antes do treino essa inibição acaba tão logo terminamos de nos exercitar, porém com maior efeito, o que associado à alimentação pós-treino fará com que, biologicamente, o músculo esteja mais preparado para aceitar proteína e ganhar massa muscular.

No entanto, tal como em tudo, existem também pontos menos positivos no consumo desregulado de cafeína durante o dia. Pode produzir agitação, dores de cabeça ou irritabilidade. A cafeína também aumenta a frequência cardíaca e a pressão arterial. Quando o seu corpo cria o hábito de ingerir cafeína, é cada vez mais necessário valores superiores de cafeína para obter os efeitos de sempre.

Por isso o momento certo do uso do café e exercícios físicos é importante. O ideal é que o consumo seja feito duas horas antes ou após as refeições principais, evitando-o em intervalos maiores. Não se deve ultrapassar três xícaras ao dia

Antes das atividades físicas: o café funcionará como o próprio exercício, inibindo a mTOR, mas ao mesmo tempo, estimulando a produção de energia e queima de gordura!

Depois do exercício: não é recomendado o uso do café; nesse momento o correto é fazer uma alimentação adequada ao pós-treino.

Muito cuidado também com a forma pela qual você ingere o café. Ao fazer uso de uma boa máquina não estrague o produto utilizando copos de plástico. O correto é usar xícara de vidro ou cerâmica.

Fonte: Adriana Ribas