Cuidados com os olhos

Dra. Martha Maria Motono Chojniak – CRM/SP 63175
Especialidade em Oftalmologia – RQE nº 25099
Diretora do Departamento de Oftalmologia

    Apesar de vivermos em um mundo que exige cada vez mais de nossos olhos, nem sempre cuidamos adequadamente dessa área tão fundamental e sensível. A Dra. Martha Motono Chojniak, Diretora do Departamento de Oftalmologia do A.C.Camargo, afirma que a saúde dos olhos deve ser observada desde o nascimento, para que se possam prevenir e tratar, o mais cedo possível, os problemas que podem surgir ao longo da vida.

Cuide da saúde dos seus olhos. Confira algumas dicas:

– Visite o oftalmologista regularmente. Pessoas que já têm problemas de visão ou que já passaram dos 40 anos devem fazê-lo anualmente;
– Não use colírios sem prescrição médica, mesmo aqueles ditos “naturais”
– Lave bem os olhos todos os dias. Essa dica é ainda mais importante para as mulheres, para evitar que substâncias químicas dos produtos de maquiagem atinjam os olhos;
– Coceira nos olhos, lacrimejamento ou dificuldade para focalizar imagens podem ser sintomas de doenças simples, como alergias, ou de doenças mais graves. Procure um oftalmologista. Quem trabalha com computador deve, a cada uma hora, fazer um intervalo de cinco minutos e manter uma distância de 50 cm do monitor;
– Pessoas sensíveis à luminosidade e aos raios ultravioleta devem usar óculos escuros de boa qualidade;
– Quem usa lentes de contato deve dar atenção especial à limpeza e ao uso continuado dentro dos prazos estabelecidos pelo fabricante;
– Fique atento às crianças e adolescentes: dor de cabeça e vista cansada podem ser sintomas de doenças nos olhos. Leve-os a um oftalmologista assim que surgirem as primeiras queixas.

Conheça as principais doenças oculares:

Miopia – Dificuldade de enxergar de longe.
Hipermetropia – Dificuldade de enxergar de perto.
Presbiopia (ou vista cansada) – Dificuldade em enxergar de perto. Ocorre geralmente a partir dos 40 anos, quando o cristalino (a lente natural do olho humano) perde seu poder de refração e de elasticidade.
Astigmatismo – Problema causado devido ao formato irregular da córnea ou do cristalino, fazendo com que os raios luminosos sejam desviados de maneira incorreta, deixando a imagem fora de foco.
Catarata – Causada quando o cristalino perde a transparência, dificultando a visão. É comum a partir dos 50 anos.
Glaucoma – Doença que se caracteriza pela diminuição da drenagem do humor aquoso (substância encontrada dentro do globo ocular), que aumenta a pressão intraocular e causa lesões ao nervo óptico, podendo, se não tratada, levar à cegueira. Ocorre principalmente a partir dos 40 anos. Por ser assintomática em sua fase inicial, é importante medir a pressão ocular todos os anos a partir dessa idade.
Conjuntivite – Inflamação da conjuntiva, membrana que reveste o globo ocular, causada por bactérias ou vírus. A pessoa sente-se incomodada, como se tivesse areia nos olhos, apresentando ainda lacrimejamento, vermelhidão e, por vezes, secreção.

 

Fonte: accamargo