Proteja as crianças da insolação

A insolação é causada pela exposição prolongada aos raios solares ou ao calor. Quando isso acontece, a temperatura do corpo aumenta rapidamente junto com a transpiração, que acaba sendo insuficiente para resfriá-lo.

Os principais sintomas, além da desidratação por causa da perda de água pelo suor, são: pele avermelhada e aquecida, febre, dor de cabeça, sede intensaindisposição. Em situações mais graves, acontecem também vômitos, alteração térmica acima de 38° C e sonolência excessiva.

Esses sinais são ainda mais perigosos em crianças. Por isso, tenha cautela no verão, principalmente quando for a praias, clubes, parques e outros locais ao ar livre.

Como prevenir?

Cristiane Dal Magro, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), cita algumas medidas básicas que afastam os riscos:

-> evite o sol das 10 horas às 16 horas;
-> bonés, chapéus e óculos escuros são acessórios obrigatórios, lembrando sempre de adequar os modelos às faixas etárias;
-> procure ficar em locais com sombra e frescos;
-> prefira filtro solar de Fator de Proteção Solar (FPS) alto – nunca abaixo de 30 –, especialmente para peles claras. Reaplique a cada duas horas ou depois de longa permanência na água. Quanto à quantidade, o ideal é não deixar manchas brancas em nenhuma área. Lembre-se de não usar em bebês de até seis meses devido ao risco de absorção de substâncias químicas presentes na fórmula desses produtos;
-> escolha roupas claras e arejadas, que permitam a transpiração. Já existem no mercado peças que são confeccionas com proteção contra os efeitos dos raios solares;
-> hidratação sempre! Adote a água natural como fonte principal, pois é absorvida mais rápido pelo organismo. Coco, sucos de frutas e chás gelados são boas opções, assim como os picolés – mas preste atenção para não acabar consumindo açúcar em excesso;
-> fique de olho nos dias nublados: o mormaço também pode fazer mal.

O que fazer?

Os efeitos da insolação preocupam sempre, principalmente no caso das crianças. Por isso, perguntamos à pediatra Maria Amparo Martinez, do hospital Santa Catarina, o que fazer pra minimizar os sintomas até que elas sejam atendidas por um profissional especializado.

Segundo ela, antes de tudo, é preciso manter os pequenos em um local bem arejado e com sombra, baixar a temperatura do corpo com compressas de água fria e hidratá-los.

Mas não se arrisque: na dúvida, procure um médico para que ele faça uma avaliação pormenorizada da condição da criança. Por isso, tenha sempre à mão o endereço do hospital mais próximo se viajar para uma cidade de veraneio.

Fonte: Portal Vital