Erros que você pode cometer na esteira

Em casa ou na academia, a esteira é um equipamento prático e bastante comum para quem quer correr ou caminhar em um local fechado, sem se preocupar com as oscilações do clima na rua.

— Algumas esteiras têm uma inclinação que chega até 15 graus e sua velocidade pode variar de 8 km até 16 km, sendo ideal para fazer uma simples caminhada ou corrida. Além disso, o equipamento possui amortecedores para não lesionar joelhos e coluna, por isso, ela é muito benéfica para quem deseja praticar atividade física saudável sem se machucar — explica o fisiologista e personal trainer Paulo Gelatti.

Os exercícios realizados na esteira podem apresentar resultados bem diferentes, bastam algumas alterações pequenas na maneira de realizá-los. O uso correto dos recursos de velocidade e inclinação permite queimar gordura, ganhar músculos e aperfeiçoar o condicionamento físico.

Correr na rua ou na esteira?

Os dois modos de correr podem ser úteis durante os treinamentos, embora tenham finalidades diferentes.

— A esteira costuma ser indicada para iniciantes, pessoas que estão acima do peso ou fazendo tratamento de lesão. Já o treinamento na rua, por sua vez, é aconselhado quando o objetivo é melhorar o desempenho e se acostumar com o tipo de piso para as provas — afirma Gelatti.

Correr na rua possibilita uma dinâmica maior da que o corredor encontra na esteira, que tende a ser uma atividade mais monótona. Porém, a esteira tem suas vantagens como o amortecimento de impacto, menor chance de acidente, maior comodidade e, caso a atividade seja feita dentro de uma academia, acompanhamento por parte dos treinadores.

Os vilões da esteira
Para que todos os benefícios da esteira façam efeito é preciso ficar atento à respiração e postura, além de tomar cuidado com outros deslizes que muitos cometem na hora de correr. O personal trainer Paulo Gelatti aponta quais são esses erros e ensina como driblá-los:

Correr com as pontas dos pés
Muitas pessoas tem o hábito de correr na esteira com as pontas dos pés, o que está errado, segundo o especialista. O ideal é que o calcanhar seja a primeira parte do pé a tocar a esteira, isso gera um movimento cíclico e melhora o desempenho, diminuindo o impacto com o chão.

Aumentar o ritmo e a respiração
A respiração não deve estar na mesma intensidade do seu ritmo. Ela deve ser mais tranquila e pode ser feita pela boca ou pelo nariz. O segredo é controlar a respiração para garantir mais fôlego no fim do exercício e evitar o desgaste.

Correr segurando na barra
Esse é um hábito que pode ser notado muito em academias. Correr com as mãos na barra pode machucar os punhos e segurar o impacto do corpo, além de não treinar o equilíbrio e não exigir da coordenação motora. Além de aumentar seu risco de cair, faz você se cansar mais do que deveria. Na hora de correr na esteira é importante que os braços mantenham um ângulo de 75 a 90 graus, para evitar o inchaço das mãos.

Aumentar a velocidade e dar passos muito largos durante o treino
Quando você pula em vez de correr, diminui o trajeto e, como consequência, há aumento no impacto sobre as articulações, favorecendo as chances de ocorrer uma lesão nos joelhos e nos calcanhares.

Correr com a postura inclinada para frente
Essa postura inclinada para frente pode ser adotada quando você sobe uma ladeira. Na descida e no piso plano, porém, ela é inadequada porque sobrecarrega a coluna e dá dores nas costas.

Fazer exercícios físicos na esteira sem beber água
Seja na rua ou na esteira é preciso beber água para que não ocorra uma desidratação. Manter o corpo hidratado com água durante os intervalos de 15 minutos ajuda no rendimento do exercício, mas desde que a quantidade de água seja moderada.

Abdômen relaxado
No começo pode ser difícil deixar o abdômen contraído, mas não desista. Com um mês de treino, você vai transformar a contração num movimento automático. É importante deixar o abdômen contraído durante todo o exercício para proteger a coluna de sobrecarga.

Respeite o limite do seu corpo
O ideal é aproveitar os benefícios que o aparelho oferece para a saúde, mas para isso é preciso respeitar os limites do corpo para evitar futuras lesões. Não adianta ultrapassar seus limites para conseguir um resultado mais rápido. Procure ajuda de um profissional para orientá-lo a como usar a esteira da maneira correta.