Alongamento: o caminho para uma vida mais leve

Alongamento e caminhada têm pouquíssimas contraindicações. Muitas pessoas descobrem os atletas que existem dentro delas simplesmente caminhando e alongando.
O corpo humano tem mais de 600 músculos, 206 ossos e inúmeras articulações que, além de segurarem o corpo, ajudam na principal função, que é o movimento. Quando a pessoa usa o corpo com inteligência, seja caminhando ou alongando, ela ganha mais energia e mais oxigênio, reduz o risco de lesões, facilita a execução de movimentos do dia a dia, auxilia a boa postura, minimiza tensões musculares, fornece bem-estar e conquista independência para uma vida saudável.


A caminhada, com certeza, é uma ótima atividade para quem está começando um programa de atividades físicas porque, além de ter baixo impacto, fornece benefícios imensos. Uma recente pesquisa publicada no jornal “American College of Cardiology” mostrou que caminhar uma hora por dia melhora a saúde cardíaca em 50%. Por ser uma atividade aeróbica, auxilia também na perda de gordura e no controle do colesterol, além de combater o estresse. O motivo pelo qual eu juntei essas duas atividades – alongamento e caminhada – é porque crianças, adultos e idosos podem praticá-las no dia a dia.
Para não cometer excessos, o ideal é realizar os alongamentos três horas após acordar e depois que estiver muito tempo parado na mesma posição. No fim do dia, duas horas antes de dormir, é um momento que merece atenção especial porque foi comprovado cientificamente que é neste período que a pessoa tem mais benefícios com o alongamento. Para caminhar mais, é ideal aumentar as atividades diárias como, por exemplo, andar mais ao sair de casa, parar o carro longe do trabalho, subir mais escadas ou até mesmo dar uma volta na praça no horário de almoço. Essa atividade, às vezes, é melhor do que uma sessão de treino de 30 minutos. Mas lembre-se de consultar sempre um educador físico para orientá-lo na sua caminhada e alongamento. Viva mais leve andando e caminhando!

Fonte: Blog Bem Estar – viver mais leve – Dr. José Rubens D’Elia (preparador físico)