A cor da lente dos óculos escuros faz diferença e pode ser útil para diferentes situações

Usar óculos escuros não é apenas uma questão de estética, mas também de conforto para os olhos. A cor da lente faz diferença e pode ser útil para diferentes situações, como explicou a oftalmologista Denise Freitas.

Por exemplo, pessoas que usam muito o computador podem optar por lentes azuis, que conseguem eliminar cores que irritam os olhos, como o vermelho.


A regra para os óculos de sol é que tenham proteção contra os raios ultravioleta para evitar danos aos olhos. Em relação à cor da lente, as nas cores marrom e amarela são indicadas para dirigir; já a lente verde pode ser a melhor opção para quem tem mais de 60 anos e a lente cinza é a coringa porque funciona praticamente em qualquer situação.

O que pode prejudicar a saúde dos olhos é o mau uso dos colírios. Muitas pessoas utilizam esse medicamento sem orientação e não sabem que, se usado inadequadamente, pode causar catarata, glaucoma e até cegar. Dependendo da infecção, o excesso de colírio pode causar até a perfuração do olho.

É importante saber que todo colírio tem um prazo de validade de 30 dias porque pode sofrer alterações e ser contaminado. A dica é colocar um adesivo na embalagem indicando a validade para que a pessoa não corra o risco de utilizar o colírio fora desse período.

No caso dos produtos a base de antibióticos, a compra só pode ser feita com receita médica. Já os colírios vasoconstrictores, anestésicos e com lágrima artificial podem ser comprados na farmácia e, em alguns casos, causam dependência dos olhos e podem até provocar uma destruição da córnea.

A oftalmologista Denise Freitas alertou também para o cuidado com a higiene da lente de contato. A dica da médica é sempre lavar as mãos antes de começar a lavagem; depois, fazer uma fricção com gotas do produto desinfetante (de preferência, que não seja soro fisiológico) e colocar a lente na caixinha com uma nova dose do produto.

O estojo da lente também deve ser lavado com uma escova apropriada e sabonete neutro uma vez por semana. Uma vez por mês, a pessoa pode ferver a caixinha ou substituí-la por uma nova. É importante não prolongar o uso da lente – se for indicada para 30 dias, deve ser usada nesse período.

Bolsas nos olhos
A repórter Daiana Garbin mostrou a história da Marisa, uma mulher que sofria com as bolsas debaixo dos olhos. Não é apenas um problema estético, mas também incômodo porque deixa a pessoa lacrimejando e pode dar a sensação de ter algo dentro do olho.

Após tentar diversos procedimentos e cremes, a Marisa optou pela cirurgia. Nessa operação, os médicos cortam em cima e embaixo dos olhos e retiram parte da gordura.

Segundo a oftalmologista Denise Freitas, a cirurgia é delicada, mas o risco é pequeno. Para retardar o surgimento dessas bolsas, a dica da dermatologista Márcia Purceli é usar cremes hidratantes, óculos escuros e também produtos antiidade, que são fatores que ajudam a preservar o colágeno da pele.

Os cremes antiidade podem ser usados a partir dos 25 anos. Na hora de comprar, a médica indica que eles tenham sempre vitamina C, retinol e estimulador de ácido hialurônico. (Fonte: Bem Estar)