Centros de Parto Normal são tema de seminário internacional

A Rede Cegonha promoveu em novembro um seminário internacional que teve como objetivo estimular o debate sobre esta estratégia e incentivar a implantação, qualificação, monitoramento e avaliação da assistência ao parto normal nos Centros de Parto Normal. Além disso, o evento representou uma oportunidade de trocar experiências entre representantes brasileiros envolvidos com o tema e convidados internacionais sobre ações exitosas na implementação de boas práticas para promoção do parto normal.

“A Rede Cegonha propõe mudança de modelo na atenção ao parto e nascimento, com ênfase no parto normal humanizado e incentiva a implantação dos Centros de Parto Normal, que é um ambiente propício para a mulher ter o seu bebê de maneira autônoma e saudável”, explica a coordenadora da área técnica de Saúde da Mulher, Esther Vilela. Durante o evento, houve tradução simultânea e debates com a participação da professora Jane Sandall, da Inglaterra, que apresentou os resultados da pesquisa Birthplace sobre os riscos e segurança do local de nascimento.

Participaram também do evento representantes da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS); Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo); Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP); Associação Brasileira e Obstetrizes e Enfermeiras Obstetras (Abenfo); Conselho Federal de Medicina (CFM); Associação Brasileira de Medicina (AMB); Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) e Hospitais Universitários.

Também foram convidados os gestores de serviços em processo de implantação de CPN na Rede Cegonha, especialistas nacionais e internacionais, representantes de organizações não governamentais com trabalhos reconhecidos no campo das boas práticas na assistência ao parto.


REDE CEGONHA – Empenhado em intensificar a assistência integral à saúde de mães e filhos, desde o planejamento reprodutivo, passando pela confirmação da gravidez até o segundo ano de vida do filho, o governo federal lançou, em março do ano passado, a estratégia Rede Cegonha, que também tem como uma das principais metas incentivar o parto normal humanizado e reduzir as cesáreas desnecessárias.

Dentre as ações da Rede Cegonha está o custeio de Centros de Parto Normal. A concepção dos Centros de Parto Normal tem como modelo experiências positivas desenvolvidas em países como Holanda, França e Inglaterra. São estruturas que funcionam em conjunto com a maternidade, com a presença de enfermeiras obstetras e obstetrizes na assistência ao parto e nascimento, para qualificar o cuidado e humanizar o momento do parto, promovendo a saúde das mulheres e bebês. Na Rede Cegonha já são 50 propostas aprovadas para construção ou reforma de Centros de Parto Normal no total de R$ 16,5 milhões. (Fonte: portal.saude.gov.br)