Saiba como a montar um jardim no canteiro do quintal

Que tal apostar num jardim tropical? Muitas espécies desse grupo têm porte médio, caules flexíveis, folhagem vistosa e raízes que se acomodam a áreas limitadas. Ou seja, vão muito bem em canteiros. Além disso, elas preenchem o espaço de verde e não precisam de sol pleno, caso seu pátio fique à meia-sombra.

Agora, se os canteiros forem muito estreitos, evite cultivar árvores: durante o crescimento, as raízes podem causar rachaduras nas muretas e no piso. Antes de partir para o plantio, remexa a terra existente, retire possíveis pedaços de cimento e pedras e, principalmente, adube bem, com adubo orgânico ou compostos de NPK. Depois desse cuidado, plante, alternadamente – para imitar a diversidade da mata –, palmeiras de porte baixo, orquídeas-bambu, guaimbês, filodendros e helicônias.

Se você achar que os muros continuam vazios, acrescente cachepôs de fibra de coco pendurados. Dentro deles, coloque espécies pendentes, como cacto-macarrão, samambaia, ripsális e avenca. Para iluminar o local, posicione espetos (spots para jardim) com lâmpadas halógenas de 40 W, direcionados para as folhagens. Essa iluminação suave e difusa trará um efeito interessante, projetando a sombra das folhas nos muros. (Fonte: Casa.abril)