“singularidade subestimada” – casa construída principalmente a partir de materiais de demolição

Em Roombeek, um subúrbio de Enschede, na Holanda, foi projetada uma casa construída principalmente a partir de materiais de demolição e de resíduos industriais. Com a construção de Villa Welpeloo, os arquitetos embarcaram neste desafio. A moradia pode ser resumida pela expressão “singularidade subestimado”. O edifício cúbico destaca as casas vizinhas com telhados de quadril. O edifício de dois andares parece ter sido construído a partir de várias caixas de tamanhos diferentes que foram simplesmente empurrados juntos e empilhados. Sua aparência é caracterizado por linhas claras e redução para apenas alguns materiais. As áreas de fachada são cobertas com uma construção do tipo de cortina compreendendo placas verticais e tiras de aço horizontais.

Ao escolher seus materiais, permaneceu verdadeiro para a sua filosofia de utilização de materiais de demolição e resíduos, sempre que possível, o abastecimento destes materiais a partir de dentro de um raio de 15 km do local da construção de modo a não aumentar a pegada de carbono, usando as vias de transporte longos. Uma estrutura de aço, forma a estrutura de suporte do Welpeloo Villa com feixes provenientes de uma máquina têxtil a partir de uma fábrica vizinha. Muitas das janelas são feitas a partir de resíduos de vidro de uma fábrica local, enquanto offcuts de poliestireno de um fabricante caravana vizinho foram utilizados para o isolamento da fachada.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O interior do edifício caracteriza-se por grandes janelas e superfícies de luz que dão um senso de proporção para as pequenas áreas escuras ou cantos dos móveis. À primeira vista, a cozinha parece ser um branco brilhante e, como todos os armários embutidos, é feita de painéis publicitários antigos, cuja colorido só é revelado ao abrir as gavetas e portas. As lâmpadas halógenas tem sua história própria e única: foram coletados guarda-chuvas quebrados da vizinhança e as luzes estão agora suspensos em seus raios. Eles integraram o guindaste pura usada para construir a casa no próprio edifício, indo assim ao encontro da vontade dos proprietários de um elevador para transportar grandes exposições para o primeiro andar. O Welpeloo Villa é feita a partir de cerca de 70% de materiais reciclados. Os novos elementos apresentados na casa incluem objetos de banho por Duravit, um fabricante que marca pontos para sustentabilidade graças à sua produção verde, qualidade durável e design intemporal. Nos banheiros da villa, o conceito de cor é revertida – o preto é a cor predominante. As telhas escuras e superfícies sintéticas feitas de copos de café reciclados criar um forte contraste com as linhas claras brancas dos lavatórios arquiteturas e a banheira Starck. Os banheiros foram projetados por Philippe Starck.

 

Categoria: Casa privada

Ano de construção: 2010

Localização: Enschede, Holanda

Detalhes: O Welpeloo Villa é feito a partir de cerca de 70% de materiais reciclados