Ideias e dicas para montar um jardim de inverno para cultivar plantas maravilhosas dentro de casa

Uma jardim simples e aconchegante. Está é, sem dúvidas, a melhor definição para um jardim de inverno, que tem se tornado cada vez mais importante no interior das casa.
Partindo do objetivo de se concentrar plantas de diferentes espécies em um pequeno espaço – de modo que as condições de sobrevivência delas sejam semelhantes – ele configura uma das melhores opções para a decoração de sua casa ou apartamento.

Ideal para quando a residência não possui espaço externo suficiente para construir um local para flores, árvores e folhagens, o jardim de inverno acaba sendo a melhor solução por se tratar de um ambiente moderno, compacto e que combina perfeitamente com o estilo contemporâneo. Com charme, elegância e personalidade, o jardim de inverno cumpre o seu papel ao proporcionar conforto aos moradores. Para maximizar a sua área, a dica é ocupar o espaço com plantas suspensas, com árvores pequenas plantadas em vasos e outros elementos que contribuam com a montagem do paisagismo.O jardim montado dentro de casa  pode ou não seguir o mesmo estilo de decoração que predomina no restante da residência. Se o ambiente reservado ao jardim tiver um tamanho médio, vale apostar em alguns móveis que favoreçam o relaxamento dos moradores que se refugiam no jardim, tais como bancos, namoradeiras ou espreguiçadeiras. Para aumentar a sensação de aconchego no jardim de inverno, é importante investir nos detalhes. A iluminação da área, por exemplo, pode ser trabalhada com lâmpadas mornas. Pedregulhos, esculturas de jardim ou mesmo uma cascata artificial completam a estética.
As construções modernas apresentam o jardim de inverno como uma divisão da casa, ou seja, um espaço sem cobertura e fechado normalmente com uma porta de vidro para que as pessoas possam contemplar as plantas. A ausência de teto serve para melhorar o acesso à chuva e ao sol. Quando a casa não apresenta área própria para jardim de inverno, é possível criar adaptações. Por exemplo, a área embaixo da escada ou um cantinho vazio dentro da residência pode se transformar em um belo jardim, com uma quantidade de plantas proporcional ao espaço e sem interferir na circulação dos moradores.Vale lembrar que certas plantas revelam-se mais apropriadas para o cultivo no jardim de inverno, como é o caso das dracenas, begônias, lírios da paz, singônios e palmeiras de interiores. Todas estas espécies são resistentes e permitem belíssimas combinações no jardim.Aposte na beleza natural das plantas e lmbre-se de que todas elas precisam de regas, podas, adubo e luz, podendo ainda exigir sombra, sol pleno ou meia sombra para um crescimento saudável. Assim, você terá todas as condições para que o jardim permaneça bonito, alegre e bem cuidado… Sempre!