Arquitetura sustentável depende do ponto de vista do arquiteto

Segundo o arquiteto paraguaio Solano Benítez, um projeto de arquitetura sustentável depende sempre do ponto de vista do arquiteto, pois os elementos e materiais  sustentáveis precisam de criterioso processamento dos profissionais. Segundo ele, uma arquitetura que busca seguir a preservação ambienteal é “uma imaginação que vai servir de suporte para as próximas cidades, para um próximo tempo”.

Benítez esteve em São Paulo para o lançamento de livro sobre o seu trabalho e durante palestra discutiu um projeto de habitação e ocupação para uma comunidade de camponeses em um terreno paraguaio localizado a 15 km da fronteira com o Brasil, quando foram considerados não apenas o conhecimento e os costumes da população local, mas também os elementos naturais do ambiente.

No evento foi relatada ainda outra proposta do escritório de Benítez, da arquiteta Glória Cabral, que  analisou como se daria uma conexão entre a cidade de Assunção e um terreno no lado oposto do Rio Paraguai.  A arquiteta detalhou de forma avançada como seriam a instalação de um porto no rio e a construção de um sistema de transporte coletivo conhecido como Maglev (Magnetic Levitation).