Stockholm Orla marítima – Branco Arkitekter

O Centro de Convenções localizado em Estocolmo foi recentemente executado concorreu a prêmios pelo projeto.

Situado perto da Estação Central e ao longo da baía Riddarfjärden, o projeto teve que realizar um elevado nível de integração e introduzir novas trajetórias que ligam o edifício com o centro da cidade.


Composto por três edifícios separados, o Centro de Convenções tem por objetivo “responder às necessidades da região e manter-se na adjacência da água”, bem como oferecer conteúdos diferenciados aos públicos. Assim, o Centro possui na parte inferior o setor de concertos e artes, assim ficam mais próximos da água, enquanto que o edifício de escritórios e um hotel de 400 apartamentos, está diretamente ligada ao edifício na parte superior.  Ambientes possuem dupla utilização de espaços e uma grande parte do prédio é suspenso para além dos limites do local, assim foram introduzidas a fim de acomodar a exigência de um acomodar 3.000 congressistas e uma sala de refeições de 2.000 lugares.
A “fita de tiras” rodeia a principal unidade, e sua a distribuição da uma sensação de movimento mesmo com a forma estática. Suspensa sobre a entrada, a forma orgânica que abriga uma sala de congressos, torna-se o foco principal de toda a instalação. Envolto em um véu reflector de tiras de aço inoxidável, paira no ar como uma concha exterior que mantëm distância a partir da estrutura. (Fonte: evolo.us)