A arte da tecelagem de tapetes – conhecendo Tapetes Persas

A arte da tecelagem de tapetes existe no Irã, em tempos antigos, de acordo com a evidência, como o tapete de Pazyryk 2500-year-old, que remonta a 500 aC, durante o período Aquemênida. A primeira evidência documentada sobre a existência de tapetes persas vieram a partir de textos chineses que remontam ao período Sassânida (224-641 AD).

O tapete persa é uma parte essencial da arte e da cultura persa. Tapete tecelagem é, sem dúvida, uma das manifestações mais ilustres da cultura persa e arte, e remonta à antiga Pérsia. Em 2008, as exportações iranianas de tapetes tecidos à mão era 420 milhões dólares ou 30% do mercado mundial. Há uma população estimada de 1,2 milhões de tecelões de tapetes do Irã produzem para os mercados doméstico e de exportação internacional. O Irã exporta tapetes para mais de 100 países, como tapetes artesanais são um dos seus principais itens de exportação não-petrolíferos. O país produz cerca de cinco milhões de metros quadrados de carpetes por ano – 80 por cento são vendidos nos mercados internacionais. Nos últimos tempos os tapetes iranianos estão sob concorrência feroz de outros países produtores de reproduções dos desenhos originais iranianos, bem como substitutos mais baratos.

Os desenhos dos tapetes iranianos são copiados por tecelões de outros países também. O Irã é também o maior produtor mundial e exportador de tapetes feitos à mão, produzindo três quartos da produção total do mundo. Embora nos últimos tempos, esta antiga tradição vem sofrendo forte concorrência de máquina de fabricação de produtos, o Irã é também o criador do maior tapete artesanal na história, medindo 60,546 metros quadrados (5,624.9 metro quadrado).

Os tapetes persas podem ser divididos em três grupos; Farsh / Qali (nada de tamanho maior do que 6 × 4 pés), Qālicheh (قالیچه, que significa “pequeno tapete”, avaliou 6 × 4 pés e menor), e tapetes nômades conhecidos como Gelim (گلیم ; incluindo زیلو Zilu, significando “tapete áspero”) neste uso, Gelim inclui tapetes ambos pelúcias e tecidos planos (como kilim e soumak).

O Tapete Pazyryk, o mais antigo tapete sobrevivente conhecido do mundo, século 5 aC.

Os tapetes persas são feitas por um layout ou modelo que, em geral, incluí um determinado número de motivos. A Companhia Tapetes do  Irã, teve um especialista no assunto que tentou classificar como seria o projeto do tapete persa, para isso, realizou estudos em milhares de tapetes. Seus resultados mostram que houveram ligeiras alterações e melhoramentos em quase todos os desenhos originais. Em sua classificação, os desenhos originais definiram um  “principal padrão” e os derivados, como os ‘sub padrões’. Foram identificados 19 grupos, incluindo: monumentos históricos e edifícios islâmicos, padrões de Shah Abbassi, padrões espirais, tudo sobre os padrões, os padrões de derivativos, padrões interconectados, padrões de paisley, padrões de árvores, padrões Turkoman, padrões locais de caça, os padrões de painéis, flores Europeias, os padrões de vaso, padrões de peixes entrelaçados, padrões listrados Mehrab, padrões geométricos, padrões tribais, e outras composições. Mas a estrutura básica que os define possui pelo menos três destes elementos do desenho.

Longo processo de tecelagem
A tecelagem de tapetes de pêlo é um processo difícil e tedioso que, dependendo da qualidade e tamanho do tapete, pode levar de alguns meses até vários anos para ser concluído.
Para começar a fazer um tapete, é preciso um bastidor de madeira que precisa de uma fundação forte para seguras as urdiduras e as teias de forma forte, normalmente feita por fios grossos de algodão, lã ou seda que correm o comprimento do tapete e tramas segmentadas semelhantes que passam sob e sobre as teias de um lado para o outro. As teias sobre um ou outro lado do tapete são normalmente combinadas em um ou mais cabos de espessuras variadas que são colocadas para formar a estrutura dos desenhos.
A Tecelagem começa normalmente pela passagem de um número de tramas através da urdidura parte inferior para formar uma base para iniciar a partir dai. Assim, os nós vão sendo feitos em lã ou seda tingidos são, então, amarrados em séries consecutivas de teias adjacentes para criar os intrincados padrões no tapete. Como mais linhas estão ligadas à fundação, estes nós são toda a estrutura do tapete. Entre cada fileira de nós, um ou mais fios da trama são passados ​​para firmemente fixar as linhas.
Dependendo da finura da trama, a qualidade dos materiais e os conhecimentos dos tecelões, a contagem de nós  feitos no tapete pode variar entre 16 a 550 nós por polegada quadrada – Isso é que dará o valor final do tapete.Quando o tapete estiver concluído, as extremidades da urdidura formam as franjas que podem ser trama-faced, trançado, borlas, ou fixado em algum outro acabamento.

As Ferramentas –
Para operar o tear, o tecelão precisa de um número de ferramentas essenciais: uma faca para cortar o fio que os nós são amarrados; um instrumento de pente para a embalagem para baixo as tramas, e uma tesoura para aparar a pilha. Em Tabriz a faca é combinado com um gancho para amarrar os nós que permite que os tecelões produzem tapetes muito finos, como os dedos sozinhos são demasiado grosso para fazer o trabalho.
Algumas ferramentas tradicionais do artesanato.
Um pente de aço pequeno, às vezes é usado para pentear os fios depois de cada fileira de nós está concluída. Isso tanto aperta o tecido e esclarece o design.Uma variedade de instrumentos são utilizados para a embalagem do trama. Algumas áreas de tecelagem no Irã conhecidas por produzirem peças muito finas usam ferramentas adicionais. Em Kerman, um sabre como instrumento é usado horizontalmente no interior do galpão, e em Bijar é usada uma ferramenta chamada ‘unha-pesada’. Bijar também é famosa por sua técnica de tear molhado, que consiste em molhar a urdidura, trama, e os fios com água durante todo o processo de tecelagem para fazer os elementos mais e mais finos. Isso permite ter nós mais apertados na tecelagem. Quando o tapete fica completo ou seca, a lã e o algodão expandem-se para fazer o tapete incrivelmente mais denso e forte.