Estilo mediterrâneo está em alta

O Revival Mediterrâneo foi um estilo de design eclético que foi introduzido pela primeira vez nos Estados Unidos no fim do século XIX, e tornou-se popular durante os anos 1920 e 1930. O estilo evoluiu de um interesse renovado na arquitetura renascentista italiana de palácios e villas à beira-mar que data do século XVI, e pode ser encontrado principalmente nos estados da Califórnia e da Flórida devido à associação popular dessas regiões costeiras com resorts do Mediterrâneo.

Os arquitetos Geiger e Addison Mizner fizeram muito para popularizar este estilo na Flórida, enquanto Bertram Goodhue, Sumner Spaulding, e Paul Williams fez o mesmo na Califórnia. As estruturas são tipicamente multi-históricas e possuem a base em uma planta retangular , que incluem maciças fachadas simétricas. O “Revival do Mediterrâneo” é caracterizado geralmente por superfícies em paredes de estuque, plana ou baixa frequência de terracota e telhados, arcos, rolada ou telha-capped parapeitos e porta articulada. Detalhando mais, uma característica é que quase todas as  vezes é executado com pilares.

Varandas e grades de janela são comuns, e geralmente são feitas de ferro forjado ou madeira. A ornamentação pode ser simples ou dramática, e pode utilizar várias referências do Mediterrâneo. Detalhes clássicos, renascentistas espanhóis, colonial espanhol, e Beaux-Arts de arquitetura muitas vezes são incorporados ao projeto, assim como os luxuriantes jardins.

O estilo era mais comumente aplicado aos hotéis, edifícios de apartamentos, estruturas comerciais e residências, mesmo os mais modestos. Revival do Mediterrâneo foi um dos vários estilos arquitetônicos utilizados extensivamente pelos Atchison, Topeka e Santa Fé e empresas Southern Pacific Railroad ao projetar suas estações de trem, na Califórnia.

No Brasil, algumas obras seguem essa linha principalmente em casas de praia ou serra, mas de um modo geral segem junto um mix de características extras, incluindo artesanatos e móveis mais rústicos.