Os 10 benefícios das fibras para saúde

Os benefícios das fibras para saúde são grandiosos, alimentos ricos em fibras são, essencialmente de origem vegetal, como cereais, frutas, vegetais, leguminosas e frutas secas. As fibras têm grande importância no funcionamento intestinal, sendo muito aconselhadas para quem apresenta problemas relacionados ao intestino. O ser humano não é capaz de digerir as fibras mas são fermentadas por algumas bactérias do intestino e por isso são boas para regular o intestino, ajudar a emagrecer, a diminuir o colesterol e a controlar a diabetes.

As fibras são constituintes naturais encontradas nos alimentos, que facilitam o funcionamento do intestino combatendo a Prisão de Ventre e ajudando a diminuir a fome. Além disso, também diminuem a absorção de açúcares e gorduras, ajudando no combate à Diabetes e colesterol alto. Então, por que essa substância ser tão indispensável para a saúde confira os 10 benefícios das fibras para saúde.

1 – Benefícios das fibras na regulação do intestino: Tanto as fibras solúveis quanto as insolúveis possuem importante papel na atividade intestinal. A primeira capta água e provoca reações de fermentação, estimulando o crescimento de bactérias benéficas, que melhoram o funcionamento do órgão, garantindo frequência de evacuações. A segunda se liga à água e aumenta o bolo fecal, facilitando a sua eliminação e, consequentemente, previne a constipação.

2 – Benefícios das fibras no controle da diabetes: As fibras retardam a velocidade da digestão de carboidratos, tornando a absorção da glicose mais lenta pelo sangue e, com isso, reduz os picos de insulina. Ao entrar em contato com a água, as fibras também formam uma proteção em torno da comida e dificultam a absorção do açúcar, descartando-o no processo de digestão.

3 – As fibras ajudam a eliminar os metais tóxicos do organismo: Uma alimentação com fibras evita que, no longo prazo, metais indesejados se acumulem no organismo e tragam danos à saúde.

4 – Benefícios das fibras para saciedade: Em contato com a água do estômago, as fibras solúveis se transformam em um gel, ajudando quem quer emagrecer por garantir saciedade e, claro, evitando os exageros durante a refeição. Elas também tornam a digestão mais lenta, mantendo a fome controlada por mais tempo.

5 – Benefícios das fibras para o sistema imunológico: O intestino responsável por produzir anticorpos, que protegem o corpo de infecções. As fibras alimentam as bactérias benéficas que vivem neste órgão, equilibrando a flora intestinal e, consequentemente, aumentando as defesas do organismo.

6 – Fibras ajudam a diminui o colesterol: As fibras formam uma espécie de gel que captura parte da gordura dos alimentos e altera a absorção do mau colesterol (LDL). Além disso, a fermentação das fibras no intestino produz componentes como ácidos graxos de cadeia curta (AGCC), que reduzem a síntese de colesterol no fígado. Já as fibras insolúveis se ligam as sais biliares e também contribuem para a redução da absorção de parte de gorduras e do colesterol.

7 – As fibras ajudam a prevenir câncer de cólon: Os ácidos gordos de cadeia curta produzidos durante a fermentação da fibra, pelas bactérias intestinais, são uma grande fonte de energia para as células do cólon, podendo inibir o crescimento e proliferação de células cancerígenas a nível do intestino. Além disso, Ao melhorar a função intestinal, a fibra alimentar pode reduzir o risco de doenças e outras perturbações, tais como a doença diverticular ou hemorroidas, podendo inclusive ter um efeito protector contra o cancro do cólon.

Outros benefícios das fibras para saúde
8 – Uma Dietas ricas em fibras auxiliam a perda de peso, pois induzem – devido à saciedade que proporciona – a uma menor ingestão de alimentos e calorias durante o dia, combatendo a obesidade.
9 – As Fibras ajudam no Alívio da Prisão de Ventre.
10 – As Fibras ajudam na Redução dos triglicerídios

Fonte: saudedica