Viva Bem

Muitas vezes ficamos tão focados no amanhã, nos compromissos que esquecemos algo muito simples…VIVER BEM AGORA!

“Veja quais passos dar para tornar a sua rotina mais prazerosa e sem tanto pesar e exaustão
Então estresse diário, compromissos exaustivos e dívidas fazem parte da vida, certo? Que nada! Às vezes é mais fácil acreditar no “mal moderno” do que procurar um caminho que livre você do convencional. Quem busca mais tranquilidade e menos ansiedade pode simplificar a vida! Isso não quer dizer viver com austeridade, com privações daquilo que você realmente gosta e deseja, significa excluir compromissos e comprometimentos que costumam exaurir seu tempo, energia e dinheiro sem enriquecer a sua vida nem elevar o seu espírito.
Não existe uma fórmula que defina “vida simples”, mas escolhas que lhe proporcionem mais tempo para estreitar a conexão com sua família, comunidade e meio ambiente envolvem simplificação. Quantas pessoas que você conhece gostariam de diminuir o ritmo? Muitos se sentem satisfeitos com a renda que têm, mas admitem que não usufruem da vida como gostariam. Para ajudá-los na busca por uma vida mais serena (e simples), veja algumas sugestões:
1- Reduza e qualifique o seu espaço de moradia: você evita o acúmulo de objetos e ainda facilita a sua vida na hora da limpeza e manutenção (que geralmente fica mais barata).
2- Desapegue-se do que você não precisa: olhe bem as suas coisas e decida o que vale a pena manter. Livre-se do que você não usa há mais de um ano, exceto coisas de valor sentimental.
3- Ganhe a vida fazendo algo que gosta: No começo exigirá tempo, esforço e pode representar um risco, mas quem faz essa escolha diz que o resultado vale qualquer problema que você venha a enfrentar no começo da empreitada.
4- Reduza o tempo para chegar ao trabalho: se o trajeto para chegar e voltar do trabalho é uma fonte de estresse, vale procurar um emprego mais perto de casa, uma casa mais perto do emprego, ou morar numa cidade menor.
5- Reduza sua exposição à TV: Se por um lado a vida na frente da tela proporciona entretenimento que pode aliviar as ansiedades, ela também representa um obstáculo a um envolvimento mais profundo com a natureza, com as pessoas ao seu redor e com você mesmo.
6- Dome o telefone (mande nele): atender a uma ligação não é uma obrigação sagrada. Sendo assim, não largue tudo em que está concentrado para atender a algo que não requer sua atenção imediata.
7- Aprenda a dizer não: Não saber dizer não conduz à exaustão. Você está sempre ignorando suas necessidades para não desagradar ao outro. Por isso, lembre-se que “não” não é um palavrão, e que ele deve ser usado quando o pedido comprometer o tempo ou energia que você precisa para antes cuidar de você.
Fonte: BOURNE, E.; GARANO, L. Acabe com a Ansiedade Antes que Ela Acabe com Você – 10 maneiras simples para aliviar a ansiedade, o medo e as preocupações. São Paulo: Editora Gente, 2008. 191 p.