Saiba quais alimentos ajudam a memória

Durante nossa vida, muitas células – incluindo as cerebrais – são danificadas pelos radicais livres que levam a uma diminuição no ritmo de produção de energia. A ação destes componentes compromete a atuação dos neurônios e reduzem a capacidade de comunicação entre as células, prejudicando o funcionamento mental. Estudos mostram, que a melhor maneira de combater os radicais livres é fornecer ao cérebro mais antioxidantes. Fazer exercícios físicos e alimentação adequada, também contribuem para o funcionamento do cérebro, além de facilitar a captação dos neurotransmissores essenciais a memória.

Segue a lista de seis alimentos que irão ajudar você a ter uma boa memória:

-> Gema de ovo – Contém colina, precursor do neurotransmissor acetilcolina, que pode melhorar a memória. Sua deficiência parece estar associada à doença de Alzheimer, causa comum de demência.

 

 

 

 

 

->Peixes – Principalmente os de água fria (salmão, anchova, sardinha, atum, arenque), são fontes de ácidos graxos ômega 3, poderoso antioxidante.

 

 

->Frutas e vegetais amarelos – Mamão, manga, pêssego, cenoura, abóbora. São alimentos fontes de betacaroteno, antioxidante que combate o envelhecimento celular.
Frutas vermelhas – Morango, cereja, framboesa, amora, pitanga, melancia e tomate, também possuem pigmentos antioxidantes que combate os radicais livres e ajudam a memória.

 

 

 

 

 

->Oleaginosas – castanhas, nozes, amêndoas, avelãs, amendoim. Ricas em vitamina E e selênio, também fontes de antioxidantes.

 

 

 

 

->Carnes, aves, grãos integrais, leguminosas, leite e derivados
Estes alimentos são fontes de vitaminas do complexo B. Ajudam a regular a transmissão entre os neurônios. Na carne vermelha você encontra também o ferro que pode colaborar com a boa memória.

 

 

 

 

Vamos aproveitar para ter uma alimentação saudável que irá nos fazer muito bem!