Apartamento com mobiliário antigo se une ao moderno através de obras de arte

Cores vibrantes se avizinham de tons sóbrios. E a arte da melhor estirpe arremata este apartamento chiquérrimo, em Porto Alegre.

O apartamento tinha acabado de ser construído. Era uma tela em branco quando o designer Ari Lyra colocou os pés – e os olhos ávidos – nos espaços ainda vazios. Entreviu a porta de entrada laqueada no tom cereja, descortinando um universo em que o mármore marcaria presença em parte do piso, na lareira e na bancada junto a uma parede de vidro preto. O mobiliário contemporâneo formaria belas composições com peças mais antigas e itens clássicos – originais – do design do século 20. E viriam também as obras de arte das moradoras, mãe e filha, às quais se somariam outras, trazendo calor, vida e personalidade a cada ambiente. “Uma casa contém a sua história, a sua vivência”, diz Ari. “Não faz sentido sair por aí comprando coisas sem critério.”

No hall, piso de mármore xadrez.

No estar, os tacos desenham o formato espinha de peixe.

A poltrona tem assinatura famosa: é do designer e artista suíço, radicado no Brasil, John Graz (1891-1980). Tela pequena do artista português A. Teixeira. Ao lado da lareira, painel de Gonçalo Ivo.

Conforto total no sofá da Flexform. A mesa de centro tem desenho de Ari, que também customizou com pele as banquetas da BB Italia. Ao fundo, escultura de Gonzaga e tela de Regina Ohlweiler.

Sob o lustre da italiana Venini, mesa da Knoll com tampo de jacarandá e cadeiras estofadas com tecido de alfaiataria. A escultura é de Florian Raiss. Ao fundo, uma grande tela de Maria Tomaselli.

Mais uma invenção do designer: filetes de mármore preto e branco compõem um interessante desenho no tampo da mesa Tulipa. As cadeiras de couro são de Le Corbusier (1887-1965). Sobre o móvel francês, desenho do gaúcho Iberê Camargo (Bolsa de Arte).

Peça já consagrada nos projetos de Ari, o bar feito de vidro sempre encanta. Veja o toque extra de elegância: todos os arranjos de flores do apartamento, produzidos no Atelier Zuca Feijó, são amarelos – solução que traz unidade visual aos espaços.

Jovens artistas estão representados na prateleira mais alta da estante de TV: a tela ao lado da escultura de leão é de Gelson Radaelli (Bolsa de Arte).

Jovens artistas estão representados na prateleira mais alta da estante de TV: a tela ao lado da escultura de leão é de Gelson Radaelli (Bolsa de Arte).

Fonte: Casa.abril