Manjericão – Benefícios para a Saúde e Sabor

Deseja melhorar o sabor e potenciar os benefícios para a saúde cardiovascular do seu molho de macarrão? Adicione uma boa dose de manjericão.

O manjericão é uma boa fonte de vitamina A (o que se deve à sua concentração de carotenóides, como o beta-caroteno). Denominado “pró-vitamina A”, já que pode ser convertido em vitamina A, o beta-caroteno é um antioxidante mais poderoso do que a vitamina A, protegendo as células epiteliais (células que formam o revestimento das estruturas do corpo, incluindo os vasos sanguíneos) contra danos causados pelos radicais livres, e ajudando a evitar que estes provoquem a oxidação do colesterol na corrente sanguínea.

Só depois de ter sido oxidado é que o colesterol se acumula nas paredes dos vasos sanguíneos, iniciando o desenvolvimento da aterosclerose, que pode resultar num ataque cardíaco ou num acidente vascular cerebral.

Os danos causados pelos radicais livres contribuem para muitas outras doenças, incluindo a asma, a osteoartrite e a artrite reumatóide. O beta-caroteno existente no manjericão pode ajudar a atenuar a progressão dessas doenças, protegendo as células de danos acrescidos.

O manjericão  é também uma boa fonte de magnésio, que fomenta a saúde cardiovascular incitando os músculos e os vasos sanguíneos a relaxar, melhorando desta forma o fluxo sanguíneo e diminuindo o risco de arritmias cardíacas e de espasmos do músculo cardíaco ou dos vasos sanguíneos.

Além dos benefícios para a saúde e dos nutrientes descritos anteriormente, o manjericão também surgiu no sistema de classificação dos alimentos como uma  fonte muito rica em ferro e cálcio, e uma boa fonte de potássio e vitamina C.

Erva originária da Índia, muito conhecida pelos gregos, egípcios, romanos, ganhou rapidamente, a aceitação do mundo todo. O Brasil está incluído, pois hoje em dia, sabemos que uma comida italiana, que nos temos o hábito de consumir, quase que diariamente, sem essa erva, não fica tão gostosa, porque ela acrescenta um sabor muito especial, aos molhos, para temperar massas e pizzas, que nos brasileiros gostamos tanto.

Além do seu sabor inigualável, tem propriedades medicinais como proteger o coração, é antiinflamatório, porque tem, piridoxina e tiamina, sendo também bronco dilatador. Tem também potássio, cálcio, magnésio e vitaminas.

Na sua rica fórmula tem boas doses de minerais que atuam fortalecendo o sistema músculo esquelético, mantendo a massa óssea forte, por muito mais tempo. Os nutricionistas afirmam, não ter contra indicação para o consumo dessa erva, dizem que quanto mais, melhor para a nossa saúde.

Quem não apreciar o seu paladar, pode fazer chás, ele não perde as suas propriedades e ainda é digestivo, energizante e diurético, tendo ação antienvelhecimento, antioxidante, aumentando ainda a imunidade

Deve-se tomar cuidado, ao comprar, para que esteja bem verde, pois assim há mais concentração dos seus nutrientes.
O manjericão tem sabor bem forte, por esse motivo ele pode substituir parte do sal que colocaríamos por exemplo naquele molho, que vamos temperar uma massa.

Essa erva é ótima também para melhorar a nossa circulação.

Não vamos desperdiçar esse tempero tão saboroso e com tantas propriedades benéficas para a nossa saúde, é só procurar adaptá-lo ao nosso paladar, colocando junto pimenta, que tem sabor forte, ou outro tempero que você mais aprecie. Assim o manjericão, perde aquele gosto meio amargo, ficando mais suave e acentuando mais o sabor da sua preferência.Comece usando bem pouquinho, assim o seu paladar vai se acostumando e você também vai se adaptando a cozinhar com esse tempero, sabendo que está colocando saúde nos pratos que vai servir para sua família.