Preservando a Memória da Vida Colonial – CASARÃO FRIEDRICH – 1845

CASARÃO FRIEDRICH – 1845
Patrimônio Histórico e Ambiental, Preservando a Memória da Vida Colonial. Novo Hamburgo-RS, Brasil.

Aberto a visitação, o Casarão segue um roteiro que inicia com a entrada da porta da frente e no interior os visitantes poderão apreciar os aposentos centenários do primeiro piso, atravessando o corredor central com saída na porta dos fundos.

Desde a escada visualiza-se o pátio com a piscina e suas flores junto a área verde circundante; Segue-se até a Atafona ingressando ao acervo da “fábrica de farinha de mandioca”, bem como, as demais peças e ambientes restaurados, organizados tematicamente etiquetados e devidamente iluminadas. Existe também a exposição fotográfica “Descobertas do Casarão Histórico” de autoria de Anelise Kunrath. Pela porta de trás do prédio poderá visualizar-se plantações de milho, bananeiras, girassóis (dezembro), aipim, hortaliças, jabuticabeiras, bergamoteiras, laranjeiras, além do piquete com o jumento ou jegue de estimação, chamado “Xerife”. Depois, segue-se para o estábulo ou estrebaria das vacas, o aviário, e cercado dos gansos e marrecos.
As galinhas de angola e os pavões encontram-se soltos no pátio ou na lavoura. Inclui-se ainda no roteiro uma visita à gruta de Nossa Senhora, construída lá pelos anos de 1950 pelos irmãos Odilo Antonio e Níveo Leopoldo Friedrich, estrebaria, mangueira….

Daí retorna-se ao ponto inicial, encerrando a visita mediante assinatura do livro de visitas. O tempo de duração é estimado de 1h a 1h 30 min, dependendo do grau de interação dos visitantes com os guias.
Informe-se e agende uma visita em grupo. CONTATOS 51 99662256 51 99781475
(Fonte: text e imagem de museufriedrich.blogspot.com.br – Fotos de Anelise Port Gemmer Froener Kunrath)