Pronta para voar, por Rafael Spindler

Uma das qualidades mais importantes na criação de qualquer obra arquitetônica é a pertinência da mesma em relação ao local onde será construída. A relação com o espaço que a circunda, seja este natural ou construído, é fundamental para que o novo edifício estabeleça relações que auxiliem na qualificação do lugar.
O interessante, é que as relações estabelecidas entre obra e lugar não precisam ser de continuidade ou mimetismo. Muitas vezes, os contrastes estabelecidos entre ambos elementos é que proporcionam a beleza ao conjunto. Este parece ser o caso da casa Buzzeta, de autoria do arquiteto Felipe Assadi.

Construída no Chile (país onde se produz atualmente uma das mais qualificadas arquiteturas do mundo), esta é uma residência de verão localizada sobre uma encosta de 120 metros de altura em relação ao mar. O lugar apresenta excelentes condições para o vôo em parapente, o que sugeria um volume que se enfrentasse ao vento, potencializando a condição da pendente de forma a estabelecer uma dramática relação com o mar.

As fachadas da residência foram desenhadas a partir de distintas estratégias em relação ao entorno. A fachada voltada ao mar abre-se por completo no intuito de estimular as vistas sobre o oceano enquanto que a face posterior, orientada ao acesso do edifício, é formada por um sistema duplo de painéis de madeira, que ao camuflar a porta de entrada estimula a criação de uma grande tela. As fachadas laterais estão trabalhadas com janelas circulares, que somadas com a inclinação do volume, recordam a uma nave que contrasta com o plano de fundo formado pelo mar.

O interior da edificação está estruturada de forma simétrica, ordenado por um espaço de dupla altura ao qual está distribuído os demais ambientes. Este espaço está protegido da insolação através de uma série de perfis de madeira que são agrupados de modo a estabelecerem um grande quebra sol (brise-soleil) que proporciona a sombra necessária para o conforto térmico do local. Aliando a pureza característica das boas arquiteturas, a simplicidade com que a casa Buzzeta enfrenta o lugar é uma das grandes lições da arquitetura contemporânea. No Chile, tem uma casa pronta para voar.