Prefeitura de Veneza lança projeto de preservação da praça São Marcos

Prefeitura de Veneza lança projeto de preservação da praça São Marcos – é a manchete de hoje na Folha.com – Segue a matéria:

“A Prefeitura de Veneza, a Associação da Praça de São Marcos e a Costa Cruzeiros, grupo italiano de turismo, lançaram em conjunto o projeto “Viviamo la città – sei in piazza San Marco” (Aproveite a cidade – Você está na praça São Marcos), que visa conscientizar sobre a preservação de um dos monumentos mais famosos do mundo, no coração de Veneza.

O projeto quer alertar turistas e moradores para que aproveitem esse patrimônio histórico de forma sustentável e consciente. Os três parceiros irão patrocinar projetos que visam a conservação da área.

De 14 de maio a 30 de setembro, das 10h às 17h, uma equipe, com atendentes que dominam vários idiomas, estará na praça de São Marcos para mostrar à população como é possível preservar esse patrimônio cultural.”

“O mesmo time estará a postos para a fiscalização de possíveis violações. Hoje, é proibido na praça: sentar-se em locais não autorizados, comer em determinadas áreas e jogar lixo ou qualquer tipo de resíduo no chão. Também é vetado alimentar os pombos.

A Associação da Praça São Marcos, segundo seu presidente Alberto Nardi, está empenhada em informar as administrações locais e nacionais, organismos supranacionais e opinião pública sobre a proteção dos valores culturais, históricos, artísticos e arquitetônicos da praça São Marcos, em particular, e de Veneza. A Associação foi criada em 1992 por um grupo de comerciantes e ganhou adesão dos moradores da cidade posteriormente.”

“Veneza é uma das cidades preferidas dos nossos cruzeiristas, em virtude disso queremos fazer uma contribuição real para preservar seu patrimônio histórico, com apoio das autoridades locais e instituições. Nossa empresa sempre teve papel importante na proteção ambiental e em iniciativas voluntárias”, disse o presidente da Costa Cruzeiros, Gianni Onorato.
Fonte:
Imagem: Vista da praça de São Marcos, onde se vê o leão alado, símbolo da cidade de Veneza de Marcelo Justo/Folhapress / Texto: folha.uol.com.br