Casas Sustentáveis – Projeto Fujy de Luca Lancini

Cada vez mais as pessoas buscam fazer construções que sejam ecologicamente corretas e com isso baixem o consume de energias que se esgotam. Hoje, ser correto com a natureza é, no minimo uma atutude decente. Vemos muitos projetos que vão desde um simples aproveitamento de águas até aqueles que conseguem inteirar-se completamente com a natureza. Vamos mostrar os que achamos interessantes.
Este projeto-piloto – projetado por Luca Lancini é um desenvolvimento de moradia isolada, com elevado valor arquitetônico e composição, com sistemas avançados de tecnologia.

O edifício utiliza sistemas diferentes para garantir um baixo impacto ambiental durante seu ciclo de vida: construção, utilização e possível reciclagem/reutilização. As principais características desta arquitetura de vanguarda são:

  • Integração com as graças da paisagem urbana para um projeto de construção bioclimática que está em toda a exposição, como um tratamento diferente das fachadas e espaços de luz e ventilação.
  • Utilização de materiais, acabamentos de interiores e mobiliário seguro e renovável através do uso de madeira de origem certificada.
  • Integração de sistemas diferentes no custo do projeto (isolamento por inércia, quebrando janelas térmicas, com lâminas de controle solar, tela de pré-aquecimento elétrico dos quartos, vidro térmico, estores de controle solar rotativos, estufas e secador solar).
  • Produção de energia térmica para os painéis solares, caldeiras de condensação eletrônica modular com alta eficiência e sistema de refrigeração para resfriamento de piso radiante para reverter propano.
  • Aplicação de instalações domésticas integradas a automação da casa para garantir a segurança do espaço e economia de energia.
  • Poupança de energia não-renovável e água através do uso de:

Materiais isolantes.
Sistemas de iluminação de alta eficiência.
Acúmulo de água da chuva.
Reciclagem de águas residuais para regar os espaços verdes.
Utilização de torneiras temporizadas mecânicas e eletrônicas.
O uso de aparelhos de alta eficiência.
Introdução uso dell’urinatoio doméstica.

  • Sistema de aquecimento no piso para baixa temperatura (no inverno) e piso refrigerado (no verão).

Estrutura
O projeto piloto de Luca Lancini – o  Fujy –  é de tijolos individuais construídos com estruturas de isolamento termo-acústico em madeira certificada. Para os guindastes de construção têm sido usados ​​motores a gasolina e novos materiais isolantes de baixo impacto ambiental.

Bioclimática
O projeto da vila, de acordo com os critérios de arquitetura bioclimática, permite explorar o clima da região, caracterizada por um clima continental, incentivando um grande conforto ao usuário, economia de energia considerável.

Inverno Bioclimático
Projeto bioclimático permite que você aproveite o calor do sol no inverno para aquecer o espaço através dos jardins de inverno localizada na fachada sul. O “efeito estufa” é com grelhadores elétricos e de automação nas janelas por sua vez, a temperatura da fria sala verão.

Verão Bioclimático
Durante as estações mais quentes, a casa é protegida pelos raios do sol e se refresca tomando vantagem de convenção natural e do pulso de ar frio proveniente da fachada norte.
O clima interno é confortável, onde todos os “conservatórios permitem aquecer ou refrescar os espaços.”
No inverno o ar quente que se acumula no interior é empurrado nos quartos e no verão é justamente o oposto.
Dependendo da abertura ou fechamento das duas grades localizadas na parede, chão e janelas no telhado, omorador pode escolher o calor ou frio que ele mais gosta. O uso de lâminas de proteção solar aumentam a liberação das varandas dos conservatórios bioclimáticos.

Isolamento seletivo
Moldura de alumínio com ruptura térmica, vidros duplos com filtros seletivos para controle solar e tratamento de auto-limpeza, segurança, isolamento. Os termo-acústicos das paredes de tijolos, gesso pré define a cobertura natural impermeável da parede de gesso, com papel reciclado e gesso, o isolamento de fibra de madeira e a Cobertura reutilizada e acabamentos interiores de madeira que dão à casa uma inércia no conforto térmico. Porta dupla entrada na fachada Norte.

Sistema de condicionamento de ar
Pré-aquecimento por convecção natural de jardins de inverno, piso radiante refrigeração / aquecimento com caldeira de condensação eletrônicos modulares, painéis solares, de intercâmbio de calor e arrefecido a gás propano. O controlo térmico de cada quarto inalambrico ajusta automaticamente a temperatura do solo irradiando de acordo com as exigências de cada espaço.

Poupança de água
Recolha de água da chuva para água não potável: máquina de lavar roupa, máquina de lavar louça, água e urina e irrigar os espaços verdes.
Mecanicamente e electronicamente cronometrado torneiras. Tratamento de água cinza e preto para irrigar as áreas verdes.

Design e funcionalidade
Uma área especial que lhe permite cozinhar fora olhando a paisagem, um sistema de coleta seletiva integrada no mobiliário, eletrodomésticos eficientes e torneiras eletrônicas, revestimentos que garantem a máxima higiene para a proposta da cozinha.
Sanitários adaptados e acesso para pessoas com deficiência temporária ou permanente. Nos banheiros, Fujy, propõe o uso de torneiras temporizadas, segurança dell’acceso / desligar luzes automáticas por meio de detectores de presença e da água da chuva para a sisterna recicladora de água para os sanitários. As telhas cerâmicas e mobiliário de vanguarda utiliza o quartzo como a máxima higiene garantida e formas modernas e acolhedoras.

Arranjo interior, segurança e conforto
Paredes, tetos de gesso seco com papel reciclado dentro de portas, plataformas externas e painéis de madeira com tintas naturais, piso em cerâmica e tampos de mesa em quartzo.
O sistema integrado de segurança com automação aplicada, o uso de vidro blindado, persianas elétricas de segurança oferecem proteção contra roubo, incêndio e inundações em todas as áreas da casa.
A luz natural é controlada em todas as áreas da casa para permitir o máximo conforto.
A utilização de obturadores automáticos de travamento com inclinação variável, em combinação com a instalação de vidro blindado permite ajustar o nível de luz dos espaços para se adequar ao estilo e desejo do morador.