Reunião nacional da COMAT/CBIC acontece em Novo Hamburgo

Nesta quarta-feira, dia 19 de outubro, iniciou o encontro nacional da Câmara COMAT (Comissão de Materiais e Tecnologia), em Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul. Os encontros são realizados pela CBIC (Câmara Brasileira da Industria da Construção) e os envolvidos são engenheiro e arquitetos de todo o Brasil, membros vindos de diversos estados, tais como: Bahia, Distrito Federal, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Alagoas, Minas Gerais, Amazonas, Mato Grosso, Espírito Santo e demais.

Neste primeiro dia, o encontro foi dividido em 2 momentos. O primeiro foi a visita ao Instituto Tecnológico em Desempenho e Construção Civil – ITT Performance, na Unisinos, em São Leopoldo, que aconteceu no início da tarde.

O segundo encontro, foi a visita técnica ao empreendimento imobiliário Chronos Residencial da Construtora e Incorporadora Athivabrasil, cujo projeto está determinado a atingir nível superior na totalidade dos quesitos da Norma de Desempenho, NBR 15575 e está conveniado ao ITT Performance em todas as etapas dos processos. Os engenheiros participantes tiveram uma palestra com o grupo de engenharia da Athivabrasil onde conheceram detalhadamente o projeto e os processos construtivos e como são realizados os testes permanentes para atingir com precisão cada um dos itens que compõe a qualificação deste empreendimento e que possa atingir o nível superior. Também foi informado a forma de trabalho (em softwares) pelo BIM, mas a ênfase foi nos materiais utilizados na obra.

1 2

Após a palestra os engenheiros visitaram os espaços que estão sendo construídos, andando pela obra acompanhados pela equipe desde o térreo até o 19º andar. Como receptivo ao final, foi oferecido um coffee break nos dois apartamentos decorados do empreendimento onde houve troca de informações das diferentes necessidades em “morar” do país. Uma particularidade que consideraram diferente, foi as churrasqueiras existente junto as cozinhas, na área social da casa. Um Brasil grande com diferentes culturas.

3 4

Esses encontros acontecem em diferentes partes do Brasil, com a comissão fazendo avaliação de materiais nos diferentes locais. A mesma avaliou todas as obras das Olimpíadas RIO 2016.

A reunião da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade – COMAT/CBIC acontece num terceiro momento, nesta quinta-feira 20 de outubro, no Hotel Locanda, também em Novo Hamburgo. Esta reunião será a última deste ano de 2016, e a pauta principal é o caso de sucesso na implementação da norma de desempenho na cadeia da construção na região de Novo Hamburgo, com a realização de debate com consultores ícones neste tema. A comissão também irá debater sobre as normas de desempenho e demais assuntos relacionados a construção civil.