Aprenda a fazer um aquecedor solar com garrafas pet e caixas de leite reaproveitadas

Você sabia que cerca de 70% do valor da sua conta de luz é referente ao uso de chuveiro elétrico?

Pensando no conceito de se fazer muito mesmo tendo poucos recursos, o inventor José Alcino desenvolveu um método inteligente de reduzir o consumo de energia, reaproveitar materiais poluentes e ainda economizar na conta de luz. Tudo ao mesmo tempo.

Utilizando garrafas pet, algumas caixas de leite usadas e tubos de PVC, o inventor desenvolveu um dispositivo que aproveita o calor produzido pelo sol para aquecer a água do chuveiro. O melhor é que sua montagem é simples e extremamente barata. O único custo é com a aquisição dos tubos de PVC. Isso, se você já não tiver o material disponível em casa.

O projeto do Sr José Alcino, ganhou proporção mundial e se tornou um manual com todas as informações necessárias para as pessoas que também desejam construir seu próprio aquecedor solar de materiais reaproveitados. O modelo já foi utilizado em projetos residenciais, estabelecimentos comerciais e escolas, e sua efetividade foi comprovada. Basta pegar os materiais e fazer também.

Se animou e quer fazer um aquecedor solar também? Veja o manual produzido pelo Governo do Estado do Paraná, que ensina o método desenvolvido por José Alcino.

Veja o manual clicando aqui. E veja também esse vídeo para te ajudar a construir seu aquecedor:

Fonte: Arquitetura Sustentável