Arquitetos projetam anexo escolar em torno de antiga árvore no Japão

Ring Around a Tree, o novo anexo da escola de Fuji, no Japão, pode ser considerado um grande exemplo de arquitetura que homenageia a natureza. A edificação foi construída em torno de uma árvore com 50 anos de idade que resistiu milagrosamente a um violento tufão e hoje serve como área de lazer e de ensino para dezenas de crianças.

Projetado pelos arquitetos Yui e Takaharu Tezuka, o anexo escolar conta com uma estrutura composta por madeira e vidro em forma de anel que circunda uma árvore Zelkova. O espaço conta com salas de aula, jardins internos e diversos espaços para lazer. A árvore, após sobreviver ao tufão, passou a ser o local favorito de brincadeiras para as crianças durante as horas de recreio e, depois da construção do “Anel em torno da árvore”, se tornou um local ainda mais único. Sua forma oval cria um percurso cheio de potenciais locais para se brincar e estudar em contato com a natureza. Os panos de vidro favorecem a iluminação natural e fazem a ligação entre as salas de aula e o espaço externo fazendo com que todas as atividades realizadas no local tenham a visão belíssima da mítica árvore japonesa e seus galhos e folhas.

O espiral é formado por microandares intermediários para que as crianças passem abaixadas e engatinhando enquanto brincam. Os pisos das áreas de lazer ainda são revestidos com material emborrachado para proteger as crianças de tombos e quedas.

Além da homenagem prestada a memória do lugar, o projeto de Yui e Takaharu Tezuka levou às crianças de maneira muito eficiente, um espaço para aprendizado e lazer ao mesmo tempo, além de proporcinar experiências que com certeza irão marcar as suas vidas.

Fonte: Arquitetura Sustentável