Casa sustentável e de baixo custo

Parece estar se iniciando por toda a parte um processo de conscientização quanto à importância de uma construção mais sustentável, barata (que permita combater os problemas de falta de habitação por todo o mundo), mas igualmente duradoura e confortável. Por isso gostamos tanto do exemplo da arquiteta americana Macy Miller.

Natural de Idaho, Estados Unidos, Miller sempre quis ter o seu próprio espaço, mas fugindo dos altos valores de renda e hipoteca de casas. Inspirada pelo movimento Do It Yourself (Faça Você Mesmo), Miller arquitetou um plano de construção pra sua Tiny House (Pequena Casa), a partir de uma plataforma móvel de sete metros de comprimento e dois metros e meio de largura.

O resultado é uma casa compacta, mas aconchegante e eficiente, de 18 metros quadrados e com todas as comodidades, desde iluminação, área de cozinha e um banheiro funcional. O design inteligente inclui janelas novas, inteiramente doadas, bem como painéis de madeira reciclada em toda a fachada.

A construção levou cerca de um ano e meio a ficar pronta, visto que Miller optou por fazer tudo sozinha, com ajudas pontuais do pai e do namorado. É difícil não amar o resultado, dá uma olhada:

Fonte: Hypeness