Curiosidades sobre a água

1. O mundo está atualmente em uma crise de água. Uma em cada 6 pessoas no planeta não tem acesso a água potável e, a cada ano, 2 milhões de pessoas morrem por causa de doenças relacionadas à falta de saneamento.

2. Regiões do mundo estão vivendo atualmente com falta de água, devido às secas e também ao desperdício do recurso natural. Muitos rios do planeta secam antes de atingir o seu final.

3. Grandes companhias utilizam água comunitária para engarrafamento e comercialização do bem no mundo todo, mesmo com a oposição do público.

4. Instituições internacionais financeiras (Banco Mundial e IMF) já forçaram muitos países a vender suas utilidades de água pública para grandes corporações de água.

5. Comunidades de todo o mundo se organizaram, e em alguns casos derramaram sangue, para retomar o controle de seus próprios recursos hídrico.

6. Em muitos lugares, a água engarrafada não é mais segura que a da torneira. Nos Estados Unidos, por exemplo, estudos encontraram 38 químicos nocivos diferentes, incluindo analgésicos, fertilizantes e arsênico em 10 marcas famosas de garrafinhas de água.

7. Grandes investidores já estão comprando os direitos de água em várias regiões do mundo, assim como foi feito com o petróleo. Muitos acreditam que a próxima guerra será para disputar água.

8. Garrafas plásticas podem liberar químicos em sua água. Dê preferência às de aço inoxidável, por exemplo, que são muito mais seguras.

9. Investir em energia renovável é também uma maneira de conservar água. De acordo com a revista Harper’s, uma boa parte da água no mundo é utilizada para resfriar usinas geradoras de energia.

10. Na Bolívia, cerca de uma entre 10 crianças morre antes de completar 5 anos. A maioria dessas mortes está relacionada a doenças causadas por falta de água potável. Essa estatística, assim como outras, é discutida no filme FLOW, ganhador de muitas premiações.

11. Todos os dias estima-se que são desperdiçados, apenas nos Estados Unidos, 26,5 bilhões de litros de água potável por vazamento de canos.

12. Existe um grande movimento que está se tornando popular no mundo, especialmente entre escolas, faculdades e restaurantes que decidiram banir a venda de água engarrafada. Se informe a respeito e incentive as instituições de sua cidade a fazer o mesmo.

13. Para remover o gosto de cloro da água da torneira, basta deixar essa água em um recipiente aberto durante a noite.

 

Fonte: Decol