15 prédios com formas diferentes

Depois de três décadas de construção, o Hotel Ryugyong, localizado na Coreia do Norte, está com inauguração prevista para início de 2013. O prédio de 105 andares tem forma de míssel balístico e é um dos mais altos do mundo.

 

Inaugurado em 2003, na Índia, o planetário Indira Gandhi imita Saturno. A estrutura é arredondada, com diâmetro de 21 metros e anéis coloridos em amarelo, laranja e marrom.

 

O Hotel Tianzi, na China, entrou para o Guinness Book como o maior edifício de imagem do mundo. Com 416 metros de altura, a construção forma a figura de três deuses taoístas – Fu, Lu e Shou – e representa felicidade, prosperidade e longevidade.

 

O dono de uma fabricante de objetos de decoração, Dave Longaberger, transferiu a sede de seu escritório para o edifício no formato de seu objeto mais vendido. Chamado de “Cesta de Piquenique”, o prédio de sete andares é uma atração turística em Ohio, EUA.

 

Projetado para os Jogos Olímpicos de 2012, o Centro Aquático Zaha Hadid, em Londres, custou US$ 430 milhões e tem formato de baleia.

 

Construída para se parecer com um diamante, a Biblioteca Nacional da Bielorrússia é coberta de painéis de vidro que fazem o edifício brilhar intensamente. Para manter o efeito luminoso também durante a noite, foram instalas mais de 4 mil lâmpadas LED.

 

O Museu Guggenheim de Bilbau, na Espanha, é comparado a navio, meteorito, nave espacial e até suflê ou uma couve-flor gigante. Analogias à parte, o prédio é considerado por arquitetos como um dos mais emblemáticos da atualidade.

 

A sede do Departamento da Pesca da Índia não podia ter arquitetura mais coerente. Com formato de peixe, o edifício foi inaugurado em abril de 2012.

 

O mesmo arquiteto do Museu de Bilbau projetou outra obra prima da arquitetura mundial para abrigar o museu do rock ‘n’ roll em Seattle. O Experience Music Projet tem 13 mil metros quadrados, exterior de alumínio e aço e um colorido todo diferente.

 

Em forma de Elefante, o tailandês Chang Building mescla, em seus 32 andares, escritórios e apartamentos residenciais de luxo. Os olhos e os dentes amarelos atribuem à estrutura uma aparência de desenho animado.

 

CY Lee, o arquiteto que construiu o Taiwan Taipei 101, um dos prédio mais altos do mundo, também fez esse curioso edifício na China. Com 25 andares de escritórios, a construção é uma homenagem às antigas moedas chinesas do século passado.

 

Com aspecto de um hashtag gigante, os prédios da empresa Bjarke Ingels, em Seul, na Coreia do Sul, são conectados por duas pontes, fixadas em torres de 70 e 140 metros de altura.

 

A Casa de Adoração Baha’í, construída em 1986 em Nova Deli é o templo religioso mais visitado do mundo. A arquitetura em forma de flor de lótus, composta por 27 placas de mármore em forma de pétalas, é uma metáfora para o desabrochar do ser humano.

As Flame Towers simbolizam adoração do fogo presente na cultura do Azerbaijão. As três estruturas do edifício medem 190 metros e 10 mil pontos de LED instalados no exterior dão a ilusão de que as torres estão mesmo em pegando fogo.

 

Aldar, o edifício esférico de Abu Dhabi, é todo formado por aço e vidros triangulares que conferem à obra um formato futurista. No interior, elevadores de alta velocidade movem os mais de 12 mil funcionários pelos 23 andares do prédio.