Mitos e Verdades sobre Câncer de mama

As pacientes questionam sobre as causas do surgimento do câncer de mama, mas infelizmente não conseguimos responder.  O câncer de mama é uma doença multifatorial, provocada por mutações (mudança nos genes) nas células mamárias (formando células com quadros diferente da célula normal), podendo ser adquirida no decorrer da vida ou por transmissão genética. Ao contrário do que se pensa, o câncer de mama hereditário representa apenas 5 a 10% dos casos.

Existem muitos mitos sobre o câncer de mama e suas causas.
Um traumatismo (uma batida) não pode causar câncer de mama! Pode sim causar preocupação e levar à busca de atendimento médico, com realização de exames de imagem, que podem identificar alguma lesão pré-existente.
O uso de desodorante em bastão ou creme não causa câncer de mama! Pode apenas causar um processo irritativo ou a obstrução dos poros, com acúmulo de secreção abaixo da pele.

O uso de sutiã não leva ao aparecimento de câncer de mama! Sutiãs com bojo podem deixar as mamas mais sensíveis, mais doloridas.
Embora seja possível que a ingestão de gordura dietética durante a infância ou no início da vida adulta possa afetar o risco de câncer de mama, não existe evidência suficiente para esta afirmativa. Contudo, a substituição de gorduras saturadas por gorduras monoinsaturadas, como óleo de oliva, por exemplo, pode ajudar a reduzir o câncer de mama.

O que se recomenda como estratégia para buscar reduzir o risco de câncer de mama é aquisição de hábitos de vida saudáveis, como evitar ganho de peso durante a vida adulta, limitar o consumo de álcool, consumir maior quantidade de frutas,  vegetais e fibras, e substituir o consumo de gorduras saturadas  por mono e poliinsaturadas, e a prática de exercícios físicos, bem como não fumar.

 

Dra. Gabriela Santos
Médica Mastologista
CREMERS 24627

 

Fonte: Laboratório Exame