Dia 19 de março: Dia do Artesão

Hoje, dia 19 de março, estamos comemorando o Dia do Artesão. E para o Dicionário da Língua Portuguesa, artesanato é definido como a “manufatura de objetos com matéria-prima existente numa determinada região, produzidos por um ou mais artífices numa pequena oficina ou na própria habitação”.

Historicamente, os artesãos são os responsáveis por todo o processo de transformação da matéria-prima em produto acabado. “Antes dessa transformação,  o artesão é responsável pela seleção da matéria-prima a ser utilizada e pela concepção ou projeto a ser realizado”, explicam os especialistas.

Puxando bem lá no comecinho, os primeiros objetos produzidos pelos homens eram artesanais sendo as primeira identificações do período neolítico (6.000 a.C), quando o homem aprendeu a polir a pedra e a fabricar cerâmica. No Brasil, essa arte começou em um período semelhante, sendo os índios seus primeiros representantes.

Mas o tempo passou e com a industrialização, o artesanato e até mesmo o artesão ficaram um tempo restritos às feirinhas regionais ou até mesmo de bairro.  Mas como nada é imutável, hoje o artesanato ganha cada vez mais espaço como uma forma de arte, que junta cores vivas, alegres, criatividade e talento daqueles que amam o que fazem e veem nos produtos feitos à mão uma exclusividade e qualidade que não se encontram em produtos feitos de forma massiva.

Para você ter uma ideia, o artesanato pode se manifestar das mais variadas formas sendo algumas delas o erudito, popular e folclórico representando sempre a cultura e também a criatividade de diversas pessoas.  Por isso, no dia do Artesão, acreditamos que valorizar o trabalho feito por eles de forma exclusiva para você é a melhor forma.