Grandes efeitos com pouco custo

Pensar fora da caixa. Essa é a grande sacada para descobrir novas possibilidades de decorar a casa. Nesta aula, você descobre como um olhar sem preconceitos sobre móveis e revestimentos pode render, com baixo investimento, peças lindas e criativas.

Revisite os seus móveis
Mesas sólidas, sofás com boa estrutura, estantes bem montadas – aprenda que itens de qualidade são quase eternos. Décio mostra que pintura e restauro podem livrar você do custo alto de novas peças.

Arquitetura criativa
Neste apartamento a antiga área de serviço virou um mini quintal com seixos, deck e uma mesinha de bistrô. Olhe para a planta da sua casa e avalie cada canto pensando em como valorizar seu uso.

Genéricos nota 10
Queria um painel com madeira de demolição, mas acha muito caro? Pense na possibilidade de usar laminado. A tecnologia proporciona a mesma sensação em um produto mais econômico e fácil de manter.

Pense fora da caixa
A cabeceira da cama tem couro usado do lado certo e do lado avesso. A luminária foi feita com um balde e uma base de ferro para vasos. Novas formas de usar os objetos confere personalidade à decoração.

Direto das ruas
Um painel com lambe-lambe – gravuras recortas e coladas sobre uma placa de madeira – podem ser um novo arranjo de paredes. Os motivos das ilustrações podem atender ao gosto dos moradores.

Piso ou parede
Quer outra sugestão de acabamento para paredes? Que tal usar piso vinílico? O efeito que ele traz é diferente do uso de fórmica ou de papel de parede. O recurso ousado gera efeito diferente da fórmica.


– De fácil instalação, o piso vinílico foi parar na parede deste quarto. Colocado do rodapé até 50 cm acima da cama, ele se transformou numa atraente cabeceira.
– O velho e sem graça criado-mudo ressurgiu como um móvel divertido para o quarto das crianças. Com a ajuda de adesivos colados sobre a nova pintura, a peça agora tem a aparência do Bob Esponja Calça Quadrada. Repare nos pés: rodízios imitam os sapatinhos do famoso personagem de desenho infantil.


– Cartões de restaurante, flyers de teatro, imãs de geladeira e outras boas lembranças de viagem foram emolduradas e ganharam uma paginação descontraída na sala. Para realçar o conjunto, Decio pintou a parede num azul cobalto.
– Típico das casas dos anos 1950, este móvel de madeira remoçou depois da pintura com tinta automotiva na cor grafite. Na sala contemporânea, ele faz bonito como aparador.


– Para tornar mais moderno o lustre de estilo provençal, Decio Navarro pintou a estrutura com tinta amarela e forrou as velhas cúpulas com tecido xadrez.
– Em toda a cozinha, a marcenaria prioriza o laminado melamínico que imita madeira de demolição. Em forma de ripas, é um jeito econômico, prático e moderno de usar a madeira. (Fonte: Casa.abril)