Sempre é tempo de caminhar

No verão, as condições climáticas são mais favoráveis para a atividade física, porém, cuidando a hora certa, sempre é tempo de caminhar.
Caminhar é um exercício completo e, mesmo de forma fracionada, favorece a saúde. Combate a obesidade, a ansiedade e a depressão, afina medidas, protege artérias, melhora o fôlego, evita lesões e reforça as defesas do organismo. Isso em qualquer idade. Quem já pratica, sente no corpo e no humor os benefícios. Para quem ainda não é adepto, seguem algumas dicas para começar aos poucos e ir pegando o gostinho.

  • Troque o elevador pelas escadas.
  • Se o percurso é menor do que 2km, deixe o carro em casa.
  • Se você tiver um cachorro, leve-o para passear diariamente.
  • Dê uma volta após o almoço para fazer a digestão.
  • Aproveite o tempo livre do fim de semana para andar, assim como aquelas horas de sol a mais no fim da tarde durante o horário de verão.

Onde caminhar

Rua – Mais especificamente na calçada, sempre em pisos planos. Paralelepípedos não são indicados, pois podem gerar quedas.

Parques – Áreas verdes tornam a caminhada mais agradável. Além disso, pisos de grama e terra são mais suaves e produzem menor impacto.

Praia – A praia é o ambiente que mais combina com o verão. Ande no calçadão e até na areia. Nesse segundo caso, evite os trechos de areia muito fofa ou terreno inclinado. Então, abra os pulmões e aprecie a imagem.

Esteira – Aqui você perde a paisagem, mas ganha em versatilidade, pois pode caminhar com qualquer clima. Também é uma boa opção se você tiver alguma restrição de mobilidade. Se achar que pode ser chato, ouça uma música. (conteúdo da página 10 da Revista Flex 7)

Caminhe pelo mundo
Quando estiver viajando, aproveite para andar e conhecer melhor os lugares. Entre uma foto, uma compra, um restaurante e um ponto turístico, você faz um bem a você em todos os sentidos.

O que usar
Nas caminhadas esportivas, o ideal é usar tênis e roupas leves. E se for ao ar livre, não dispense os óculos escuros e o protetor solar.