Homenagem para arquitetura de Lina Bo Bardi

O Sesc Pompeia, em São Paulo, é tema do livro organizado pelos arquitetos André Vainer e Marcelo Ferraz, que homenageia o fazer arquitetônico de Lina Bo Bardi.

Um dos projetos mais surpreendentes saídos da prancheta da arquiteta italiana que escolheu o Brasil para viver tomou forma de livro. Cidadela da Liberdade: Lina Bo Bardi e o Sesc Pompeia homenageia a mestra e exalta a importância de sua arquitetura humanizada para os espaços de convívio nas cidades. Os autores, André Vainer e Marcelo Ferraz, possuem a exata dimensão da importância do trabalho de Lina. Afinal, foram 15 anos de convivência e aprendizado ao lado da arquiteta.

“Ela tinha ideias modernas e libertárias em relação à arquitetura. Foi como se tivéssemos feito duas universidades”, revela Vainer. Além do exercício político, intelectual e criativo diário, a troca com a equipe era constante. “Ninguém passa por Lina impunemente. Ela foi uma verdadeira lutadora por um mundo mais justo, confortável e humano. E sua arma nessa luta foi a arquitetura”, conta Ferraz.

Quem entra no Sesc Pompeia sente-se em uma pequena cidade sem carros, com atividades de cultura, esportes ou lazer à disposição de todos. É a liberdade que Lina planejou em seus croquis, um aconchego urbano dentro da metrópole dura que não para. A memória do passado industrial de São Paulo também está preservada no galpão da velha fábrica que se tornou esse centro cultural tão democrático.

A homenagem à arquiteta inclui, além do lançamento do livro, uma exposição no Hall do Teatro, onde uma linha do tempo conta a história da antiga ocupação do terreno até a restauração proposta e executada por Lina Bo Bardi. (Fonte: Casa.abril)