Casa livre de obstáculos – Revista Veja

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a proporção de idosos na população brasileira vai triplicar até 2050, passando dos atuais 10% para 30%.

A revista Veja deste mês destacou, com ajuda de especialistas em adaptabilidade, os principais itens a serem observados é quem compra ou reforma um imóvel.

Clique na imagem para ampliar

“… A má notícia é que boa parte das residências – como apartamentos cada vez mais exíguos – não está preparada para atender às necessidades especiais de pessoas com limitações de locomoção, labirintite e artrose. Para oferecer autonomia, conforto e segurança a todos os moradores, inclusive idosos e os cerca de 13 milhões de brasileiros com alguma deficiência motora, uma casa deve seguir os preceitos do que os arquitetos chamam de desenho universal. Dessa forma, nenhum aspecto estrutural da casa impedirá futuras adaptações, que variam de acordo com a necessidade do morador, como rampas de acesso e portas mais largas. “o desenho universal considera não só o cadeirante, mas prevê as adaptações para que a residência seja adequada a pessoas em todas as fases da vida, da criança ao idoso”, explica a arquiteta Silvana Cambiaghi, da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade reduzida, de São Paulo. Com a ajuda de especialistas em adaptabilidade, VEJA destacou os principais itens por que compra  reforma um imóvel…”

Clique na imagem para ampliar