Preto e Branco – Yin & Yang – símbolo do equilíbrio perfeito

As pessoas podem pensar em todas as cores, mas não pensam na ausência de cores.
Eu digo que o preto oferece tudo. O branco também. São de uma beleza absoluta.
“Visto uma mulher em branco ou em preto para uma festa e ninguém verá nada além dela?” (Coco Chanel)

YIN YANG é na Filosofia Chinesa uma representação do princípio da dualidade de Yin e Yang, o conceito tem sua origem no Tao, base da filosofia e metafísica da cultura daquele país. Em chinês este conhecido símbolo que representa a integração de Yin e Yang é denominado como ‘Diagrama do Tai Chi’ (Taiji).

Segundo este princípio, duas forças complementares compõem tudo que existe, e do equilíbrio dinâmico entre elas surge todo movimento e mutação. Essas forças são:
YIN: o princípio passivo, feminino, noturno, escuro, frio
YANG: o princípio ativo, masculino, diurno, luminoso, quente

Portanto, tudo que existe contém tanto o princípio Yin quanto o Yang. O símbolo Taiji expressa esse conceito: o Yin dá origem ao Yang e o Yang dá origem ao Yin.

O diagrama do Taiji simboliza o equilíbrio das forças da natureza, da mente e do físico. Preto e Branco integrados num movimento contínuo de geração mútua representam a interação destas forças.

A mistura de pigmentos altera a quantidade de luz absorvida e refletida pelos objetos.
O pigmento branco não absorve, mas reflete todas as cores.
Estamos falando da COR-LUZ que é refletida pelos objetos quando iluminados pela luz branca, que é a soma de todas as cores.
Quando misturamos um pigmento preto a uma tinta branca, aos poucos vamos obtendo diferentes tons de cinza. Quanto mais pigmento preto, mais escuro é o tom de cinza que obtemos até chegar ao preto. O que acontece é que o pigmento preto, ao contrário do branco, absorve todas as cores.
O pigmento preto ‘esconde’ todas as cores e, por isso, o preto que vemos é o ‘escuro’, é a ausência de luz refletida.
Ou seja, o preto completa o branco. E o branco completa o preto.
O equilíbrio perfeito.

A decoração tem explorado o preto e o branco juntos em inúmeras abordagens. Algumas peças são feitas com foco na propria imagem do símbolo  Yin / Yang.